Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Projeto turístico

Estudantes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IF Triângulo) Campus Uberlândia realizaram, em abril, uma viagem que abrangeu conhecimento sobre a história do café na época do Brasil Império. A viagem faz parte do projeto turístico interdisciplinar “Circuito Cafeeiro Sul de Minas”.

Mediado pela disciplina de história, o Projeto envolve também as disciplinas de geografia, química, português, inglês, sociologia, projeto multidisciplinar, cafeicultura e relação do manejo solo-água-planta-atmosfera, módulos da área técnica dos cursos integrados ao ensino médio.

“No total, 9 professores participam diretamente do projeto que vem sendo trabalhado a cerca de um ano. Nesta viagem, tivemos a oportunidade de levar 39 estudantes das turmas do 2º ano dos técnicos integrados com agropecuária e informática”, conta a professora de relação do manejo solo-água-planta-atmosfera, Marília Cândida de Oliveira.

Segundo os organizadores a seleção dos alunos foi realizada de acordo com o aproveitamento escolar. “Cada turma foi representada por 13 alunos, destes 6 foram selecionados através das melhores notas finais das disciplinas do ensino médio do 1º ano. Os outros 7 foram sorteados junto a equipe de docentes envolvidos no projeto”, explica Marília.

Cidades visitadas

A viagem realizada entre os dias 25 e 28 de abril, passou pelas cidades de Machado, Varginha e Poços de Caldas. Os estudantes visitaram museus, casarões, locais onde se reuniam os coronéis do café, as águas termais minerais de Poços de Caldas onde as esposas dos coronéis se banhavam visando o rejuvenescimento e relaxamento corporal.

Resultados

Marília explica que, em continuidade ao projeto, cada grupo apresentará um relatório da viagem e também um filme de curta metragem. O filme será apresentado para a comunidade escolar do IF Triângulo – Campus Uberlândia. Também irão produzir um painel para exposição no prédio administrativo, além de palestras que serão realizadas nos demais campi de Uberaba, Ituiutaba e Paracatu.

“Todos os colaboradores das cidades por onde passamos foram certificados e os alunos e docentes também receberão certificados de participação do projeto”, finaliza a professora.

Além de Marília, os estudantes foram acompanhados na viagem pela professora de inglês e português, Ângela, de história, Jeanne e professor de geografia João Antônio. Mas o projeto interdisciplinar envolve também os docentes: Marcos (química), Joana (sociologia e projeto multidisciplinar) e José Ricardo (cafeicultura).

Parcerias

As viagens do projeto turístico interdisciplinar – Circuito Cafeeiro Sul de Minas contou com a parceria do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Machado e Secretaria de Turismo de Poços de Caldas.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário