Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Projeto de Exportação

Nesta quarta e quinta-feiras (14 e 15/10), representantes do Ministério do Desenvolvimento ministram um treinamento sobre o “Projeto Exporta Minas”, integrante do “Projeto 1ª Exportação” do governo federal. O encontro será no Campus I do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG), em Varginha, que é parceiro do projeto.

O objetivo é elaborar um plano de internacionalização individualizado para as micro, pequenas e médias empresas de Minas Gerais (MPME’S). O projeto dura 12 meses e engloba fases de diagnóstico, pesquisa de mercado, adequação de produto, promoção comercial e comercialização. A iniciativa vai oferecer suporte para 17 micro e pequenas empresas do sul de Minas, com potencial exportador nos segmentos têxtil e confecções, café, bebidas, artesanato, alimentos, mineração, químicos e fármacos.

O “1ª Exportação” é aplicado em todo país e envolve universidades, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, governos estaduais e instituições públicas e privadas. Em Minas, participam do Projeto 1ª Exportação (PPE) 12 instituições de ensino superior de diferentes regiões do estado.

Alunos do curso de Comércio Exterior do Unis realizarão os trâmites burocráticos como contatos, análise, adequação, certificações, despachos aduaneiros e todas as atividades para exportação dessas empresas selecionadas. Os universitários vão prestar consultoria nas empresas, por meio de estágios remunerados, e poderão ser contratados após a conclusão do curso como gerentes de exportação.

“Os alunos poderão vivenciar a atividade de comércio internacional na prática”, destaca o professor Marcelo Ribeiro Silva, coordenador do curso de Comércio Exterior.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário