Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba como tentar vaga em programa de bolsas de estudo em MG

Conheça opções de programas de bolsas de estudos em faculdades privadas de Minas Gerais e saiba como tentar sua vaga!

Quer saber como tentar uma bolsa de estudos em faculdades particulares de Minas Gerais? Então esse artigo vai ajudar bastante, pois vamos mostrar os programas que existem e explicar como se inscrever para tentar uma vaga.

Existem mais de 370 faculdades particulares em MG, de acordo com dados do sistema e-MEC. A boa notícia é que em muitas delas você pode reduzir o valor da mensalidade ou mesmo estudar de graça com uma bolsa.

Conheça a seguir as opções de programas de bolsas de estudos no estado e veja como você pode participar.

Programas de bolsas de estudo em Minas Gerais

De modo geral, há duas opções para conseguir uma bolsa de estudos em faculdades particulares de Minas Gerais:

  • O ProUni (Programa Universidade Para Todos) do governo federal.
  • Os programas de bolsas da próprias faculdades, que oferecem diferentes modalidades de bolsas de estudos.

O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas integrais (de 100%) e parciais (de 50%) em faculdades privadas para brasileiros sem diploma universitário. 

A seleção dos candidatos no ProUni é feita pela nota do Enem e também é preciso atender a certos critérios socioeconômicos para ter direito às bolsas.

Já nos programas das próprias faculdades, a bolsa é concedida diretamente pela instituição ao estudante, por isso o processo costuma ser bem mais rápido e descomplicado que no ProUni.

Nesses programas é possível conseguir bolsas utilizando a nota do Enem, fazendo o vestibular interno ou por meio de convênios com associações e empresas, entre outras opções.

Como tentar uma bolsa pelo ProUni em MG

Para tentar uma bolsa pelo ProUni em MG, é preciso participar do processo seletivo geral, que costuma realizar duas edições a cada ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial do ProUni.

Durante a inscrição, você deverá procurar pelas vagas disponíveis em Minas, podendo escolher até duas opções de curso. 

Depois é só aguardar o resultado do ProUni e, caso seja aprovado, apresentar a documentação na faculdade dentro do prazo estipulado no edital para formalizar sua matrícula.

Quem pode participar do ProUni

Para se inscrever no ProUni, é preciso ter feito a edição mais recente do Enem, como nota média das provas igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na Redação.

Condições para ter direito às bolsas

Para ter direito às bolsas, o candidato precisa atender a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola particular ( ou parte em escola pública e parte como bolsista integral).
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública em exercício (válido para cursos de licenciatura).

Limites de renda familiar

Existe um limite máximo de renda familiar mensal por pessoa do candidato para cada tipo de bolsa do ProUni:

  • Bolsas de 100%: renda familiar mensal bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Bolsas de 50%: renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Programas de bolsas das próprias faculdades em MG

Como adiantamos, muitas faculdades privadas de MG oferecem bolsas de estudos diretamente aos estudantes. As principais modalidades de bolsas são:

Bolsa Enem

Esse tipo de bolsa é destinada a candidatos que utilizam a nota do Enem no processo seletivo da faculdade, em vez de fazerem o vestibular interno.

Geralmente são aceitas notas do Enem a partir da edição de 2010. A nota necessária para passar e conseguir uma bolsa varia conforme o curso e instituição.

Mas, é claro que uma nota média superior a 300 pontos e nota acima de zero na Redação já garantem a vaga e uma bolsa parcial.

Bolsa por desempenho no vestibular interno

Essa modalidade de bolsa é destinada aos candidatos que obtêm as melhores notas nos vestibulares internos das faculdades.

Bolsa por convênio

São bolsas concedidas por meio de convênios com empresas, associações profissionais órgãos públicos. Em geral tanto os funcionários e membros das instituições conveniadas quanto seus dependentes têm direito às bolsas.

Outros tipos de bolsas e descontos:

  • Bolsas para a terceira idade: destinadas a candidatos com mais de 60 anos.
  • Bolsa segunda graduação: para quem já tem uma faculdade e quer começar um novo curso.
  • Bolsa por transferência: destinada aos candidatos que vêm transferidos de outras faculdades.
  • Desconto por pontualidade no pagamento: concede um percentual de desconto na mensalidade se o pagamento for realizado até determinada data do mês.

Como conseguir uma bolsa direto com a faculdade?

Você deve entrar em contato com a faculdade do seu interesse, conhecer as opções de bolsas disponíveis para o seu perfil  e escolher a que oferece o maior percentual de desconto.

Onde estudar

Conheça a seguir quatro faculdades autorizadas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem programas próprios de bolsas de estudos em Minas Gerais, tanto para cursos presenciais quanto EAD:

Veja também:

Confira onde você pode fazer uma faculdade a distância em MG

Conheça ótimas faculdades que aceitam o Enem em BH

Depois de conhecer as opções para conseguir uma bolsa de estudos em faculdades de Minas Gerais, conte para a gente nos comentários: qual curso você quer fazer?

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário