Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prevenção ao Câncer

A cidade de Montes Claros vai sediar o” I Encontro Norte-mineiro de Combate ao Câncer”. A iniciativa é do projeto de extensão “Vida Presente”, do departamento de Educação Física e do Desporto, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com atividades programadas para esta sexta-feira (27/11, 8h às 12h), nas salas de cinema do Montes Claros Shopping Center.

O objetivo é divulgar os fatores de riscos, cuidados com a prevenção e as possibilidades de cura da doença, através de palestras e debates, com presença de especialistas regionais e convidados de todo o estado. O encontro tem como parceiros o “Projeto Presente”, da Associação Padre Tiãozinho de Apoio a Pacientes Carentes com Câncer; o Serviço Social do Comércio de Montes Claros (Sesc) e a Prefeitura.

Diagnóstico

O projeto de extensão “Vida Presente” é desenvolvido por professores do departamento de Educação Física e do Desporto, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Unimontes. O trabalho é aplicado junto às mulheres com diagnóstico do câncer de mama.

A professora Claudiana Donato Bauman, coordenadora do projeto “Vida Presente”, explica que “I Encontro Norte-mineiro de Combate ao Câncer” terá como um dos principais objetivos a conscientização sobre a doença, enfatizando a importância do diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura. A professora lembra que estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam o surgimento de 480 mil novos de câncer no País em 2009, sendo esperados 44.420 casos novos em Minas Gerais neste ano.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário