Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Presidente da Capes na UFJF

A UFJF recebe na próxima quinta-feira, dia 3, o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge de Almeida Guimarães, para ministrar a palestra “Nova Política da Capes para a Pós-Graduação”. O evento, aberto ao público, será às 14h, no anfiteatro da Reitoria, no campus.

A Capes é o órgão responsável pela avaliação de cursos de mestrado e doutorado, pelo portal de periódicos e ações de fomento do setor (bolsas de estudo, auxílios, apoios). Foco de discussão em 2010, a Capes finalizou o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020), documento que sintetiza as diretrizes para a área, apresenta um diagnóstico do setor no País e cenários de crescimento do sistema, metas e orçamento, entre outros itens. A última edição compreendia o período de 2005 a 2010. Segundo a assessoria de comunicação da Capes, o plano será publicado ainda neste semestre.

Além do novo plano, este ano marcará os 60 anos da Capes, no dia 11 de julho. A comemoração do sexagenário tem como mote o reconhecimento dos avanços alcançados na ciência brasileira como conquistas da nação.

Segundo a coordenação, a cada avaliação trienal dos programas de mestrado e doutorado, o aumento tem sido de 20% dos avaliados. Atualmente, são 4.099 cursos, dos quais 2.436 são mestrados acadêmicos, 1.420 doutorados e 243 mestrados profissionais. Outro ponto apontado pela Capes é a chegada do Brasil, em 2008, a 13ª posição na classificação
mundial em produção científica.

“É uma excelente oportunidade para todos aqueles envolvidos com a pós-graduação stricto sensu da Universidade, seja como aluno, docente, técnico conhecerem e discutirem as diretrizes da Capes para a área diretamente com seu presidente”, afirma a pró-reitora de Pesquisa, Marta D`Agosto.

A UFJF passa por uma transformação em seu perfil. Após décadas, com foco na graduação, a instituição vem aumentando a quantidade de cursos de pós-graduação. Atualmente são 29 mestrados e 14 doutorados.

BREVE CURRCULO

Médico veterinário com atuação em bioquímica, área em que é doutor, Jorge de Almeida Guimarães, 79, assumiu a Capes em 2004. Foi diretor do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), de 1990 a 1994, e secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência de 2000 a 2003. Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e docente emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Outras informações: (32) 2102-3778 (Pró-reitoria de Pesquisa)


SECRETARIA DE COMUNICAO DA UFJF
(32) 2102-3967 / 2102-3997
www.ufjf.br
www.twitter.com/ufjfnoticias
www.youtube.com/tvufjf

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário