Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prêmio José Reis

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) abriu as inscrições para a 30ª edição do “Prêmio José Reis de Divulgação Científica” nesta terça-feira (16/03). O Prêmio é anual e destinado aos que contribuam significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação mais conhecidas do público.

Neste ano, o serão premiados um pesquisador ou escritor que tenha contribuído na divulgação da CT&I para o público leigo, categoria “Divulgação Científica e Tecnológica”. O vencedor receberá R$ 20 mil e diploma, além de passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na reunião anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada entre 25 e 30 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão designada pelo presidente do CNPq, composta por quatro membros de sua livre escolha e outros quatro indicados pelas entidades Associação Brasileira de Divulgação Científica; Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência; Associação Brasileira de Jornalismo Científico; Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica, A ssociação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. O resultado será anunciado pelo CNPq até 18 de junho.

História

O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. É concedido, anualmente, em sistema de rodízio a três modalidades: Divulgação Científica e Tecnológica, Jornalismo Científico e Instituição.

A diversidade dos vencedores ao longo de sua história (veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais) ilustra a importância do Prêmio José Reis em motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica no Brasil.

Inscrições

Os interessados têm até o dia 14 de maio para enviar as inscrições: ficha de inscrição preenchida; currículo atualizado na Plataforma Lattes; justificativa em que se evidencie significativa contribuição à divulgação científica e tecnológica e cópia dos trabalhos mais importantes, no mínimo cinco e no máximo dez.

Devem enviar para o endereço:

CNPq – Serviço de Prêmios , SEPN 507, Bloco B, Sala 203, Brasília – DF, CEP 70740-901

Mais informações, no site do CNPq , ou por e-mail .

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário