Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prêmio de Literatura

 

Nesta quinta-feira (9/07), a Universidade Fumec realiza a cerimônia de entrega do “1º Prêmio de Literatura”. O concurso foi idealizado com o objetivo de incentivar a leitura e a produção literária no país, prestigiando obras inéditas de estudantes de todo o Brasil.

Em sua primeira edição, o gênero escolhido foi o conto. Alunos de ensino médio e superior enviaram seus trabalhos, avaliados por comissão julgadora composta pelo doutor em Literatura Comparada e professor do mestrado em Administração da Fumec, Luiz Cláudio Vieira de Oliveira; pela doutora em Literatura Comparada e professora da Faculdade de Letras da UFMG, Haydée Ribeiro Coelho, e pelo escritor Ronald Claver, autor de 11 livros. Os membros observaram a originalidade da obra, a criatividade artística, a adequação da linguagem e sua qualidade literária.

Os sete contos premiados, que conquistaram os cinco primeiros lugares e duas menções honrosas, foram compilados no livro “Da Palavra à Literatura: narrativas contemporâneas”, coordenado pelo professor Oliveira e publicado pela Universidade. São eles: “O Coronel e o cinema”, de Arildo Ferreira Hostalácio; “Comercial de Margarina”, de Carmen Aline Álvares Nogueira; “A Coisa”, de Gracilene Maria de Carvalho; “Guerra íntima”, de Karina Araújo Campos; “Marciano”, de Laura Cohen Rabelo; “Modelo exclusivo”, de Marlene Reis Tavares; e “Cecília”, de Rodrigo Cardoso Dias.

Segundo o reitor da Fumec, professor Antonio Tomé Loures, o Prêmio é uma forma de estimular a criação e o talento de jovens que têm afinidade com a literatura. “A universidade tem um papel muito importante no desenvolvimento da imaginação dos jovens. Temos que motivá-los a investir na escrita a partir de iniciativas como esta. A arte, em especial a literatura, engrandece o ser humano. A publicação dos textos em forma de livro torna-os acessíveis a outros estudantes, a outros leitores”.

A Fumec vai distribuir exemplares entre bibliotecas e escolas públicas.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário