Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Práticas Jurídicas

Retomadas as atividades letivas do curso de Direito do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), o Núcleo de Práticas Jurídicas, mantido pela Instituição, também reabriu suas portas à comunidade, oferecendo atendimento gratuito à população carente. Os serviços de orientação e acompanhamento jurídico são prestados por alunos do 7º ao 10º períodos de Direito, sob supervisão de professores do curso.

De acordo com a professora Maria José Cerqueira, cerca de 600 alunos do Unileste, matriculados na disciplina Estágio Obrigatório, passaram pelo Núcleo de Práticas Jurídicas no último ano, transformando a teoria aprendida em prática profissional. “O resultado das ações do Núcleo tem sido muito positivo, pois os serviços prestados beneficiam tanto aos alunos envolvidos, que assumem uma postura profissional perante a comunidade, quanto às pessoas assistidas, que passam a contar com acompanhamento jurídico sem arcar com o ônus deste trabalho. Além disso, muitas vezes os alunos conseguem dar uma solução conciliatória para os conflitos, sem que seja necessário ajuizar uma ação”, ressalta.

Contato com a comunidade 

O coordenador do curso, Wallace Carvalho, acredita que as ações do Núcleo vão além da responsabilidade social. “Mais que contribuir para a sociedade, facilitando o acesso da população aos mecanismos do Direito, o Núcleo Jurídico favorece uma formação mais humanizada dos nossos alunos, colocando-os em contato direto com as necessidades das camadas mais carentes da comunidade”, afirma.

“No estágio nos deparamos com casos reais e temos que pesquisar a matéria relacionada a demandas específicas, elaborar a documentação necessária, dar entrada no processo e fazer todo o acompanhamento jurídico, inclusive com participação nas audiências. É muito gratificante ver o resultado de nosso trabalho, com a solução de casos como reconhecimentos de paternidade, pagamentos de pensão alimentícia e, até mesmo, a obtenção da liberdade daqueles que a tiveram cerceada”, relata Cibele Carvalho, estudante do 9º período do curso.

Acesso

O Núcleo de Práticas Jurídicas do Unileste está localizado estrategicamente em frente ao Fórum de Coronel Fabriciano, no Centro da cidade (Rua Boa Vista, 91). Os interessados poderão buscar atendimento de segunda à sexta-feira (8h às 12h e de 13h às 17h).

Outras informações, pelo telefone: (31) 3846-5623.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário