Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Poemas e Ilustrações

 

Durante o ”Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2009” serão realizados Concursos de Poemas, Exposição de Ilustrações e Pontos de Leitura. O objetivo é estreitar os laços com a comunidade e possibilitar que os textos circulem pelas ruas das duas cidades. O Festival é organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em parceria com as Prefeituras de Ouro Preto e Mariana, e será entre 8 e 26 de julho.

O Concurso de Poemas terá “O chão da nossa terra” como tema e é direcionado a pessoas de 07 a 12 anos (1), de 13 a 18 anos (2) e maiores de 18 anos (3). Os cinqüenta poemas selecionados serão publicados em uma antologia.

Para se inscrver, devem ser seguidas as especificações em cada evento:
– Concurso de Poemas: cada poema deve ter uma página, em fonte Times New Roman, tamanho 12, sem espaço entre linhas; devem ser enviados com o título “Concurso de Poemas” – faixa etária 1, 2, ou 3 (segundo a classificação acima) por e-mail [email protected], aos cuidados de Cláudia Pereira; e deve conter os seguintes dados: nome, telefone e data de nascimento.

– Exposição de Ilustrações: inscrições estão abertas até 10 de julho. Inspiradas nos livros dos escritores Ronaldo Simões Coelho e Fanny Abramovich, as ilustrações podem ser feitas por crianças e adolescentes (5 a 15 anos), em papel cartão sem brilho, coloridos com tinta guache, lápis de cor ou giz de cera e enviados para a Curadoria de Literatura, instalada na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (Rua Diogo de Vasconcelos, 87 d, Pilar – Ouro Preto).

Quem são: Ronaldo Simões Coelho é escritor de literatura infantil nascido em São João del-Rei. Reconhecido internacionalmente já publicou cerca de 50 livros. Algumas de suas obras foram recomendadas pela Biblioteca Internacional da Juventude de Munique e publicados também em países de língua espanhola. Fanny Abramovich é uma renomada escritora de literatura infantil no país. Autora de mais de trinta livros na área, é bacharel em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), tendo atuado como professora em todos os níveis escolares ensinando didática e literatura infantil.

Pontos de Leitura
Em parceria com a Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto, a curadoria de Literatura instalará alguns Pontos de Leitura na cidade, onde será possível encontrar livros à disposição dos transeuntes, que poderão, por exemplo, folheá-los enquanto esperam o ônibus.

Nesses pontos haverá, ainda, a possibilidade de fazer empréstimos dos livros Para isso, basta apresentar uma foto 3×4, cópia de um comprovante de residência e de um documento de identidade e R$0,50. A carteira de sócio da Biblioteca fica pronta na hora.

A programação completa da Curadoria de Literatura, assim como a de todo o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2009 está disponível no site do evento .

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário