Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Plantas mineiras

A página do Herbário Leopoldo Krieger da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já está no ar. A criação dessa página permitirá a consulta do acervo on-line, levando 56 mil registros de plantas mineiras a pesquisadores do mundo todo.

Segundo Fátima Salimena, curadora do herbário, a ideia de criar o site surgiu da necessidade de divulgar e viabilizar pesquisas. “Quando um pesquisador precisava consultar o nosso acervo, tinha que entrar em contato conosco para verificar se dispúnhamos do exemplar, e este era enviado para o pesquisador posteriormente. Agora, eles podem acessar essa informação de maneira mais ágil.”

O herbário é, hoje, o principal apoio ao futuro Jardim Botânico da UFJF. “Uma das exigências legais para a criação do Jardim Botânico é que todas as espécies de plantas que irão constituir as coleções vivas sejam catalogadas e tombadas também na coleção do herbário.”

Atualmente, o Herbário Leopoldo Krieger conta com um acervo de mais de 50 mil exemplares, abrigando todos os grupos vegetais (algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas), além de liquens e fungos e das coleções auxiliares (carpoteca, sementeca e xiloteca).

Além disso, professores e alunos desenvolvem três projetos de inventário florístico no Sudeste e Sul do estado de Minas Gerais: na Flora da Serra Negra em Rio Preto, na Flora da Serra da Pedra Branca em Caldas, e na Flora da Área de Proteção Ambiental Mata do Krambeck em Juiz de Fora.

Outras informações, no site do herbário , ou pelo telefone: (32) 2102-3224 .

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário