Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PISM I e II

Após três dias de provas, os candidatos dos módulos I e II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terminaram nesta sexta-feira (18/12), as provas. Neste último dia, eles realizaram as oito questões discursivas restantes dos conteúdos de Literatura, Física, Biologia e História. Os cadernos de provas com os gabaritos e as referências para correção estão disponíveis. As notas finais serão divulgadas no dia 30 de abril de 2010.

Para o diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Guerra, o processo foi marcado pela tranquilidade e sua avaliação é “altamente positiva”. Diferentemente dos dois dias anteriores, nesta sexta-feira, o celular de um candidato do Pism II, que realizava prova na Faculdade de Medicina, tocou durante o exame. Foi feita ocorrência, com a presença de testemunha, fiscal e coordenador da área para encaminhamento à Copese, que analisa o caso e tomará a decisão sobre a eliminação do estudante no concurso.

Além disso, uma candidata do Pism II precisou realizar a prova sob supervisão de um médico, pois havia se sentido mal pouco antes do horário de início da prova.

Nos três dias, 597 inscritos no Pism I deixaram de comparecer, o que representa 8,15%. No Pism II, foram 253 (4,96%). Em 2008, o índice total de faltosos no processo ficou em 13,44% no módulo I e 7,24% no módulo II. O candidato que falta a alguma das provas está automaticamente excluído de todo o Programa.

Os candidatos interessados em apresentar recurso quanto às provas ou ao gabarito desta sexta-feira podem fazer o pedido na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria, até às 19 horas deste sábado, dia 19. O julgamento será realizado no prazo de 72 horas. Até as 19h desta sexta-feira foram protocolados 14 pedidos, já considerando os 7 interpostos na quinta-feira. Foi aberto também prazo para solicitar recurso referente à prova discursiva de Matemática, realizada na quinta-feira, cujo gabarito foi divulgado nesta sexta.

Para os estudantes que iniciaram o Pism este ano (triênio 2009-2011) o módulo I possui peso 2,0; o módulo II, peso 3,0; e módulo III, peso 5,0. Já para quem começou o Pism nos anos anteriores (triênios 2007-2009 e 2008-2010), o peso das provas é o seguinte: módulo I: 2,5; módulo II: 3,5 e módulo III: 4,0. A mudança nos pesos foi feita este ano, dando mais chances aos candidatos de melhorem seu desempenho no decorrer do processo.

Avaliação

Para o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, o Pism traz benefícios para os candidatos que, por serem cobrados em conteúdos específicos de cada ano do Ensino Médio, podem se preparar mais e melhor para as provas e também para a Universidade, pois o aluno tende a ser melhor selecionado, já que não está sob aquela pressão intensa do Vestibular. “Não estamos preparando aqui militares, por isso, não vejo razão de avaliar o candidato sob pressão”, argumenta. Além disso, como outro ponto positivo da prova deste ano, o pró-reitor aponta que as questões se aproximaram da filosofia do Enem, priorizando a dimensão cognitiva do estudante. “Aos poucos, acredito que as instituições de Ensino Superior estão buscando candidatos de perfil mais condizente com suas características, fundamentadas na pesquisa, ensino e extensão”, avalia.

Veja os gabaritos e as provas.

Banca de Física anula questão do Pism II (Nota de 21/12)

A banca examinadora de Física decidiu anular o item B da questão número 2 da prova de Física do Pism II. Havia uma contradição entre o enunciado da questão e a resolução da mesma. Os pontos equivalentes ao item anulado serão transferidos para o item A.

A referência de correção da prova, com a justificativa devida, pode ser conferida no site do Vestibular .

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário