Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Pism 1, 2 e 3 provas e gabaritos

Os dias de provas do Vestibular e do módulo III do Pism da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chegaram ao fim. O processo foi marcado pela novidade de o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ter sido a primeira fase do concurso tradicional, e o contorno a situações inesperadas, como um apagão de energia elétrica no domingo retrasado, quando foram aplicadas provas do Pism I e II.

Nesta terça, os estudantes que escolheram cursos da área de Economia e Administração e de Humanas responderam questões de Geografia e História; os de Exatas e Saúde fizeram exames de Física e Química.

A numeração das questões da prova de História do Pism III precisou ser retificada. Antes de 15h, meia hora antes do período mínimo que os candidatos têm que permanecer em sala de aula, todos eles foram comunicados sobre as alterações, com errata escrita em quadro. A prova terminou normalmente às 18h.

Segundo o diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Pereira Guerra, alguns pontos criaram preocupação, como possibilidade de tráfego lento, atendimentos de emergência, chuva e outros. “Porém, os imprevistos foram superados, e o Vestibular e Pism III foram bem sucedidos. Este foi um dos melhores vestibulares da UFJF. Não houve complicações no trânsito, não choveu, e apenas um caso de celular em sala de aula, que é o mais baixo índice desde a proibição do aparelho em 2007”, completa.

Ausência e sete comparecimentos

Oitenta e quatro candidatos do Vestibular e quatro do Pism III que fizeram provas ontem não compareceram hoje. Curiosamente, no entanto, sete inscritos do concurso tradicional que se ausentaram ontem apareceram hoje no Instituto Estadual de Educação, no Centro. É facultado aos estudantes o comparecimento. No entanto, por terem faltado um dia de prova, eles estão eliminados da seleção.

Com esses novos ausentes e a revisão do número, o total do concurso tradicional ficou em 2.747 ou 18,2% de 15.028 inscritos. No módulo III, a soma do programa fechou em 141 (7,3%) de 1.923. A quantidade de faltosos nos dois processos está na média registrada nos três últimos concursos.

O maior número de ausentes foi no Instituto Federal – campus Juiz de Fora (antigo CTU), com 339 faltosos, onde parte dos candidatos do Vestibular de Medicina e Odontologia fizeram os testes.

Celular

Pela primeira vez desde o último domingo, o celular tocou em sala de prova. A ocorrência foi na Escola Estadual Delfim Moreira, no Centro, com uma candidata do Vestibular. Em hipótese alguma, o aparelho é permitido no ambiente, mesmo que desmontado, sem bateria, sob o risco de desclassificação do estudante. O caso será analisado pela Assessoria Jurídica da UFJF. No Pism I e II houve dois candidatos que foram excluídos.

Confira aqui as provas e os gabaritos do PISM 1 e 2

Confira aqui as provas e os gabaritos do PISM 3

Fonte: UFJF Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário