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Pesquisa de Pedagogia

 

Pesquisa realizada por estudantes do quinto período do curso de Pedagogia, do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), observam a realidade das escolas para entender qual será o papel de cada um na educação dos alunos. A pesquisa foi feita na Escola Estadual Deputado Domingos de Figueiredo, em Varginha, através do Projeto Enriquecedor Curricular (PEC). Ela definiu o perfil sócio-educativo e econômico do ensino fundamental e médio, o que possibilita o melhor entendimento do público a ser atendido pelos pedagogos.

A apresentação dos resultados foi realizada no dia 30 de abril e aponta, como dados mais relevantes, que quase metade (44%) dos alunos tem acesso à internet em casa, uma informação que chama a atenção por se tratar de uma escola pública. Mesmo com a rede mundial de computadores à disposição, 49% dos estudantes não dispensam livros, revistas e jornais para consultas de assuntos da escola. O mesmo montante (49%) dedica entre 30 minutos e uma hora, diariamente, aos estudos. A dedicação pode ser uma herança dos próprios pais, pois 98% são alfabetizados e sabem da importância de uma boa formação.

“A proposta foi conhecer a realidade que a escola atende e os instrumentos de pesquisa que são aplicados. Isso, para que os nossos alunos possam desenvolver projetos que beneficiem o colégio e a comunidade acadêmica do Unis”, explica a professora Mônica Lenoir, coordenadora do PEC e responsável pela disciplina de Gestão Escolar no curso de Pedagogia do Unis.

Para Wender Reis Ramos, aluno do quinto período de Pedagogia e um dos pesquisadores do projeto, a iniciativa propõe um contato mais próximo com a profissão escolhida. “É engrandecedor poder participar de um estudo como esse, que nos leva a conhecer de perto a área em que futuramente nós iremos atuar”, diz. O estudo contou com a participação das alunas Sabrina Aparecida Silva e Maria Aparecida Rita.

Para a professora Mônica Lenoir, que também atende pela supervisão pedagógica da Escola Estadual Deputado Domingos de Figueiredo, parcerias como essas podem transformar a realidade da educação. “O valor da escola está na qualidade do ensino que ela oferece. Sempre podemos melhorar e o apoio do Unis traz o que a escola precisa. Com um ensino mais justo e eficaz, nossos alunos são capacitados para enfrentarem o mundo em que vivem”, conclui.

Recentemente, universitários do curso de Publicidade e Propaganda do Unis se juntaram à Escola Estadual Maria Antonieta Alvarenga, da cidade de Paraguaçu, no Sul de Minas, com o objetivo de mudar a imagem da instituição com ações de comunicação e marketing. Segundo responsáveis pelo colégio, por estar situado na periferia do município, a sociedade local formou uma visão equivocada da escola.

Outro resultado conquistado por meio de parcerias entre o Unis e escolas públicas é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic). O projeto incentiva a iniciação científica nas instituições de ensino públicas de Varginha, e coloca em contato bolsistas pesquisadores do Unis com alunos das escolas municipais e estaduais da cidade. O programa é mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

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