Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Pan do Ensino Médio

Nesta sexta-feira (25/09), o secretário-executivo do Ministério dos Esportes, Wadson Nathaniel Ribeiro, em visita às obras do complexo esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), anunciou que a instituição receberá os jogos pan-americanos do Ensino Médio, que é um preparativo para o “Gymnasiade 2013”, as olimpíadas escolares. O evento engloba ginástica artística e rítmica, atletismo e jogos aquáticos. O Reitor Henrique Duque diz que há previsão de que o novo conjunto esportivo da UFJF seja inaugurado no primeiro trimestre de 2010.

Segundo o secretário, os jogos estão programados para o segundo semestre de 2010 e serão apenas um dos primeiros que o ministério tem intenção de fazer em Juiz de Fora, devido ao novo espaço para esporte na UFJF. “O complexo ainda pode abrigar outras competições e eventos. Pode ser espaço para delegações olímpicas treinarem, por exemplo, em 2016, caso o Brasil seja sede, com a cidade do Rio de Janeiro, ou na Copa [2014, no país]”, afirma.

Também o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Luciano Cabral, em visita à FAEFID (18/09), declarou que a UFJF abrigará eventos esportivos universitários nacionais e provavelmente internacionais.

A parceria da UFJF com o ministério, que investe cerca de R$ 7 milhões nas obras, trará ainda oportunidade de inclusão social e investimento em formação de atletas, por meio de convênios e programas sociais do órgão executivo federal, como “Detectando Talentos” e “Segundo Tempo”. Além disso, conforme Wadson Ribeiro, confederações desportivas poderão investir no desenvolvimento de atletas de excelência no complexo.

Acompanhado pelo Reitor e comitiva, o secretário aprovou com entusiasmo o avanço das obras e a qualidade do reestruturado conjunto arquitetônico que toma conta da paisagem. Transformação que, de acordo com o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora e também professor da FAEFID, Renato Miranda, é uma demanda de 25 anos da instituição e que trará benefícios para a cidade. “Estamos elaborando convênios entre a Secretaria/Prefeitura e a Universidade”, afirma.

O grupo passou pelas obras do ginásio, quadras poliesportivas, de tênis e futebol society e pôde ver a estrutura metálica das coberturas que se destacam nas quadras poliesportivas e da piscina de 25 metros, além do campo de futebol, que já está com todos os seu 8.200 metros quadrados com nova grama do tipo Bermuda Tifton ITG-6, a mesma utilizada na reforma do Maracanã. “É um investimento para toda a Universidade e comunidade”, declara o Reitor.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário