Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Orientações gratuitas

Nesta sexta-feira (16/4, de 8h às 18h), alunos da Escola Estadual Francisco Letro, em Coronel Fabriciano, terão um dia de atividades e serviços gratuitos de saúde. Aberto à comunidade, o evento é uma iniciativa da Gerência Regional de Saúde (GRS) em parceria com os cursos de Nutrição e Enfermagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) e a Secretaria Municipal de Saúde.

A atividade é uma comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7/04) e contará com stands informativos sobre hanseníase, tuberculose, dengue, esquistossomose, leishmaniose, doença de chagas, H1N1, alimentação e nutrição, além de oficinas e serviços de aferição de pressão arterial e orientações sobre curativos em crianças.

De acordo com a nutricionista da Gerência Regional de Saúde, Aline Santos, “o evento é uma ação importante de promoção da saúde, que integrará pais, alunos e professores, além dos moradores que residem nas proximidades da escola atendida”, afirma.

Alimentação saudável

Durante o evento, os graduandos do curso de Nutrição se aferirão peso e altura e realizarão do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). “A partir da coleta destes dados, os estudantes orientarão as pessoas sobre a necessidade de mudanças na alimentação e a importância dos hábitos alimentares saudáveis”, explica a professora Eliana Márcia de Oliveira, responsável pela supervisão da atividade.

Para a estudante Kamyla de Paula Santos, do 7º período de Nutrição, o evento é uma oportunidade de compartilhar com a comunidade orientações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. “Muitas pessoas não sabem que a falta de uma alimentação saudável pode acarretar, por exemplo, doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, a hipertensão, a obesidade e a desnutrição. Queremos mostrar às pessoas que simples mudanças de hábitos são capazes de ajudar na prevenção dessas doenças”, aponta.

Na avaliação da aluna, a atividade também servirá como um espaço de troca de conhecimentos. “Vamos compartilhar com a comunidade muitas informações que adquirimos ao longo do curso, mas temos a convicção de que também vamos aprender bastante. Essa troca é sempre muito enriquecedora”, finaliza Kamyla.

Cuidados com a saúde

Os alunos do 4º período de Enfermagem darão orientações para prevenção de doenças como esquistossomose, chagas, dengue, H1N1, hanseníase, tuberculose, verminoses, além da aferição da pressão arterial e dicas sobre curativos, em caso de ferimentos ou acidentes domésticos.

Responsável pela orientação dos estudantes de Enfermagem, a professora Jussara Bôtto explica que, para atrair a atenção das crianças da escola atendida, os graduandos lançarão mão de recursos lúdicos. “Para falar sobre as verminoses, por exemplo, nossos alunos preparam um teatro de fantoches e uma paródia que, de forma divertida, sensibiliza as crianças para os cuidados simples com a saúde”, adianta.

Segundo Jussara, além de dicas de saúde, os graduandos ainda abordarão questões sobre educação ambiental. “Sensibilizaremos as pessoas para a mudança de hábitos simples, como não jogar lixo nas ruas e no chão e economizar água. Inclusive, distribuiremos lixeirinhas de carro, para incentivá-las a ajudar na limpeza urbana”, finaliza.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário