Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Operação Brasil 10

 

Nesta segunda-feira (29/06), começam as atividades da “Operação Brasil 10”, parceria entre o Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia do Cefet-MG (Progest) e a ONG francesa Opération Brésil. Hoje (17h) haverá uma recepção no auditório do Prédio 12 do Campus II, para os participantes franceses conhecerem mais sobre o Centro e terem contato com alunos e servidores que fazem parte da equipe do projeto.

No projeto, estudantes franceses e alunos dos cursos técnicos de Edificações e Estradas e das Engenharias de Produção Civil e Elétrica trabalharão durante um mês, durante todos os dias da semana (8h às 17h), na reforma de creches localizadas em regiões de vulnerabilidade social.

A “Opération Brésil” começou em 1999, com o objetivo de contribuir com instituições que atendam a crianças carentes em Belo Horizonte, reformando e/ou ampliando os espaços ocupados, através do trabalho voluntário e humanitário, realizado por estudantes, professores e técnicos da cidade francesa de Tours. A cada ano, cerca de 20 estudantes dos cursos de engenharia e de comunicação visual são treinados para exercer as atividades de pedreiro, eletricista, carpinteiro, bombeiro hidráulico, entre outras da área da construção civil.

Na décima edição do projeto, o grupo formado por estudantes franceses e do Cefet-MG realizarão intervenções construtivas nas creches “Sementes do Amanhã”, localizada no bairro São Francisco, e “Laço”, na Serra. Entre as atividades a serem realizadas destacam-se o intercâmbio sócio-cultural entre Brasil e França, a integração tecnológica e humanitária junto às populações menos favorecidas e o estabelecimento de uma relação entre engenharia civil e educação.

No Cefet-MG, o projeto conta com o apoio da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, da Secretaria de Assuntos Internacionais e da Fundação Cefetminas. Os alunos recebem orientação do professor Antonio de Pádua Nunes Tomasi, com o apoio da servidora Jussara Teles da Silva.

Preparação
Os alunos do Cefet-MG que se dispuseram a participar do projeto participaram de aulas de cultura e língua francesa, ministradas pelo ex-participante francês da Operação Brasil, Jocelyn Thomas. Os participantes franceses também se prepararam com aulas de cultura e língua portuguesa.

Eles também participaram de aulas práticas de obra ministradas pelo mestre-de-obras Damião Cassimiro, da Construtora Costa Junior, participante do Progest. Elas foram durante a construção da Praça de Sociabilidade do Campus II, com noções de execução de alvenaria, revestimentos como chapisco e reboco e preparação de argamassa.

Para a aluna de Edificações Rafaella Magalhães Rocha, o fato de a Operação Brasil integrar diversas áreas será importante para a sua formação profissional e pessoal. “Cada dia de trabalho valerá muito, e é muito bom saber que trabalharei para o bem da sociedade e adquirirei a cada momento um novo conhecimento. Isso me proporcionará uma mente mais aberta e uma outra visão de tudo aquilo que se passa ao nosso lado”, disse.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário