Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Olimpíadas de Matemática

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será responsável pelas ações relacionadas à Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep), envolvendo 202.445 alunos dos ensinos médio e fundamental de 503 escolas públicas do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. As provas da primeira etapa serão aplicadas na terça-feira (25/08), em 85 municípios.

Em sua quinta edição em 2009, a Obmep é realizada pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura (Impa) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de estimular o estudo da disciplina entre os alunos das escolas públicas.

No País, há 68 instituições de ensino superior envolvidas na aplicação dos exames para 19 milhões de estudantes, incluindo a Unimontes, que responde pela organização (planejamento, inscrições, aplicação e correção das provas) no Pólo 7 de Minas Gerais.

As ações no Norte e Vale do Jequitinhonha são desenvolvidas pelos professores do departamento de Ciências Exatas, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão. Os próprios acadêmicos do curso de Matemática atuam como monitores.

As provas são divididas nos níveis 1 (quinta e sexta séries), 2 (sétima e oitava séries) e 3 (ensino médio). Os aprovados na primeira etapa estão classificados para a fase seguinte, previstas para o dia 24 de outubro. Os melhores alunos são premiados com medalhas (de ouro e prata), menções honrosas e bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, serão conferidas premiações aos professores, escolas e municípios com melhor rendimento nas classificações nacional e estadual.

Bolsas

A Unimontes é responsável, também, pela capacitação dos 36 estudantes de sua área de abrangência que foram agraciados com as bolsas científicas na edição 2008 da Obmep. Para isso, foram criados quatro pólos (Janaúba, Montes Claros, Salinas e Paracatu) com atividades a cada quinze dias (sábados, 8h às 15h). Os trabalhos serão concluídos em março do ano que vem.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário