Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Obras de expansão

 

Estão em curso obras em cinco dos seis campi da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Os recursos totais destas edificações chegam a R$ 25 milhões, e se devem à pela adesão aos Programas Reuni e Expandir pela Universidade.

“Vamos ampliar nossa área construída em 25 mil metros quadrados”, explica o diretor da Divisão de Prefeitura (Dipre), Fábio Chaves. Para fins comparativos: o mais antigo campus da UFSJ, o Santo Antônio, tem 28,2 mil metros quadrados de área construída.

Uma das maiores obras é a primeira etapa do novo prédio no campus Tancredo Neves (Ctan). Projetada pela arquiteta da Dipre, Renata Renzo, a edificação abrigará os cinco novos cursos implantados com o Reuni: Comunicação Social (Jornalismo), Arquitetura e Urbanismo, Teatro, Artes Aplicadas e Geografia. O prédio fica próximo à Cantina do Ctan e terá salas de aula, laboratórios, salas de professores e de chefias de Coordenações e de Departamentos. “Esta fase de construção corresponde à primeira etapa da obra, o primeiro módulo. Ainda estão previstos mais dois, completando todo o prédio, que terá área total de aproximadamente R$ 7,5 mil metros quadrados”, informa.

A arquitetura do prédio é definida por um sistema estrutural constituído por pilares e vigas de concreto aparentes, que vai permitir um sistema de ventilação e iluminação eficientes. Renata destaca o consumo energético e sustentável da edificação, beneficiado pelo sistema de ventilação natural e de um sistema de reaproveitamento de água.

Também no Ctan estão sendo construídos o novo prédio do Bacharelado em Biosistemas (Zootecnia), com 2,5 mil metros quadrados, o biotério com 783 e o galpão da oficina-escola com 469. Em fase de término, neste mesmo campus, está o prédio do curso de Música, com 1,5 mil m², que vai dispor de recursos arquitetônicos indispensáveis para o ensino da arte musical.

Setorização –  “É preciso crescer, mas com ações planejadas”. É o que afirma o pró-reitor de Administração da UFSJ, professor Benedito Anselmo Martins de Oliveira. Para tanto, a UFSJ contratou uma empresa especializada que presta consultoria na elaboração do Plano Diretor de Espaço Físico. O documento norteará os projetos de obras na UFSJ nos próximos 15 anos, estabelecendo uma setorização dos campi, com previsão de espaços de preservação natural e áreas edificáveis.

A elaboração do Plano começa pelo Ctan e prioriza a ampliação e adequação dos espaços dos cursos já existentes e de futuras obras, como mais salas de aulas, laboratórios, moradia estudantil, refeitório e centro de convivência. Segundo o pró-reitor, a escolha deste campus se deve ao fato de que o mesmo recebe atualmente o maior número de obras.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário