Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Novo curso

O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) criou o curso de graduação em Engenharia Metalúrgica, primeiro curso do gênero na região do Vale do Aço, e mais uma opção acrescentada aos mais de 30 cursos de graduação disponíveis para o Vestibular do primeiro semestre de 2010. O novo curso oferece 70 vagas.

A pró-reitora acadêmica da Instituição Ana Marta Aparecida de Souza Inez aponta a Engenharia Metalúrgica como campo em expansão no Vale do Aço. “Quando estudamos a possibilidade de lançamento de um curso, pensamos no mercado e em suas condições de desenvolvimento para os próximos anos. A Engenharia Metalúrgica está em crescimento, não apenas na região, mas no país como um todo, que figura entre os maiores produtores e exportadores de aço do mundo”, afirma.

Perfil do profissional

O engenheiro metalúrgico é responsável pelo beneficiamento de minérios e por sua transformação em metais e ligas metálicas. Ele atua em todo o processo, desde a extração até a obtenção de produtos com estrutura e propriedades ajustadas a diferentes finalidades. Além disso, ele desenvolve e adapta estes metais para os mais diversos usos industriais, como a confecção de chapas e vigas para a construção civil, produção de latas de refrigerante, implantes ortopédicos e trens de pouso de aviões.

A Engenharia Metalúrgica também se ocupa da combinação de metais com outros materiais, como vidro, plástico ou cerâmica, criando compostos com novas propriedades. Os empregadores concentram-se, principalmente, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará e Maranhão.

O curso

O curso de Engenharia Metalúrgica do Unileste terá duração de 10 semestres, sendo os primeiros dedicados às disciplinas básicas, comuns a todas as Engenharias, e os últimos voltados para as matérias específicas, como “Processos de Transformação”, “Metalurgia Extrativa” e “Física”.

O aluno cumpre boa parte da carga horária em laboratório. Também se dedica ao estudo das variáveis dos processos de produção de metais e ligas, e à caracterização das propriedades destes materiais.

Vestibular

Os cursos em oferta são nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Exatas, Educação e Saúde, incluindo opções de graduação tecnológica com curta duração. As inscrições para este processo seletivo estão abertas até o dia 9 de dezembro. As provas serão realizadas no dia 13 de dezembro.

Os interessados em participar do Vestibular Unileste poderão consultar detalhes e Edital, na Agenda .

Outras informações, no site ou pelo telefone: 0800 283 7944.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário