Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Novo curso na UFJF

 

Já para o o próximo vestibular, o de 2010, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai oferecer o Bacharelado Interdisciplinar (BI) de Ciências Humanas, para o qual foram aprovadas 190 novas vagas.

O ingresso para os cursos de Ciências Sociais, Turismo, e para o recém-criado curso de Ciência da Religião será realizado por meio do bacharelado. Para interessados em cursar Filosofia, a entrada poderá ocorrer ou pelo Vestibular tradicional ou pelo Bacharelado. As vagas de Filosofia foram divididas entre as duas formas de ingresso.

Para os demais cursos do Instituto de Ciências Humanas (ICH) – História, Geografia, Psicologia e para metade das vagas de Filosofia – as entradas continuam diretas. O Conselho Superior aprovou, ainda, a ampliação de dez vagas para o curso de Psicologia, já para o Vestibular 2010.

O Bacharelado Interdisciplinar é um curso básico de dois anos e meio (cinco períodos) de disciplinas obrigatórias, optativas e livres, sendo exigido do aluno a conclusão de um número obrigatório de créditos. Ao final desse período o estudante se torna bacharel em Ciências Humanas e recebe um diploma de graduação. O aluno pode sair da faculdade com esse título ou entrar para o segundo ciclo do programa, escolhendo entre os quatro cursos disponíveis. Nesse caso, ele sai da faculdade com duas formações.

Segundo o diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), professor Eduardo Conde, o objetivo do Bacharelado Interdisciplinar é ter profissionais com melhor formação cultural, crítica, e permitir amadurecimento intelectual para que os alunos escolham a profissão. O professor lembra que o diploma do bacharelado é um diploma de curso superior como outro qualquer. O graduado está apto a fazer concursos, mestrados e seguir profissionalmente.

Para atender à demanda, a Universidade, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), prevê a contratação de 35 professores para o ICH. De acordo com Condé, dessas, 17 vagas já estão com concursos em fase de conclusão. Segundo o professor, em pouco tempo, uma nova leva de concursos será anunciada para a contratação dos 18 professores restantes.

Infraestrutura

Diante da necessidade de uma infra-estrutura compatível, a UFJF está investindo R$ 15 milhões (através do Reuni) para a construção de uma nova plataforma para receber o ICH.

O novo prédio, de 20 mil metros quadrados, está localizado acima das faculdades de Direito, Economia e Educação. Ao final da obra, o ICH será formado por três edifícios de quatro pavimentos cada, além de centro de convivência para os estudantes, anfiteatro e estacionamento. Segundo o cronograma, a conclusão da obra está prevista para o final de 2010.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário