dcsimg

Vestibular em

Divulgadas as datas do Enem 2014

Aqueles que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 (Enem) já podem começar a se programar, pois as datas das provas já foram divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura): acontecerão nos dias 08 e 09 de novembro de 2014. O edital completo com o calendário oficial deverá ser divulgado no mês de maio.

As provas do são constituídas de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. O aluno é avaliado em várias competências: se tem domínio das linguagens (línguas portuguesa e estrangeira – inglês ou espanhol e também linguagens matemática, artística e científica); se sabe construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento; se consegue interpretar dados e informações que na prova são apresentados de diversas maneiras; se sabe construir forte argumentação com das informações que lhe são disponibilizadas e se consegue elaborar propostas recorrendo ao que aprendeu na escola.

As instituições federais de ensino superior em todo o país utilizam este exame para os processos seletivos (como única prova, não necessitando fazer a do vestibular tradicional, ou o utilizam como nota da primeira fase). Assim, aqueles que pretendem ingressar em uma universidade federal têm que fazer a prova e ter bom desempenho.

Além disso, as escolas de ensino superior, independente se são públicas ou privadas, em sua maioria, estão dando como uma das opções de ingresso, as notas do Enem. Isso vem acontecendo desde 2009, quando o governo federal adotou o sistema (SiSU – Sistema Nacional de Seleção Unificada). Antes disso, o exame havia sido criado apenas para avaliar o desempenho do aluno do Ensino Médio e a qualidade do ensino.

O Enem ainda é utilizado para seleção no ProUni (programa universidade para Todos) e no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), e pode ainda ser utilizado para dar certificação do Ensino Médio àqueles estudantes maiores de 18 anos que ainda não o possuem.

Em vista de todas estas razões, prestar o Enem é muito importante!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo