Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Nasce, da UFMG

O Núcleo Avançado em Saúde, Ciência e Espiritualidade (Nasce) reiniciou suas atividades na semana passada (8/09). O grupo, organizado por alunos da Faculdade de Medicina da UFMG, busca estudar cientificamente a interface entre saúde e espiritualidade, promovendo projetos de pesquisa e simpósios sobre o tema.

O Nasce se reúne quinzenalmente, às quartas-feiras (a partir das 19h, na sala 333, 3º andar da Faculdade de Medicina da UFMG). O organizador do Núcleo, Bruno Duarte, conta que neste semestre o grupo trabalhará os conceitos básicos de saúde, espiritualidade e religiosidade.

“Também iremos estudar a relação entre a espiritualidade e a saúde física e mental impactando na qualidade de vida do indivíduo. Isso permitirá discussões sobre a anamnese espiritual, a psiconeuroimunologia da fé, o enfrentamento religioso/espiritual e as experiências de quase morte”, revela Bruno.

Ele ressalta que muitas pessoas ainda desconhecem o real significado de espiritualidade. “O Nasce trabalha com o conceito de Harold Koenig, que salienta a espiritualidade como a busca pessoal por respostas compreensíveis para questões existenciais sobre a vida, seu significado e a relação com o sagrado ou transcendente que podem, ou não, resultar no desenvolvimento de rituais religiosos e formação de uma comunidade”, explica.

As reuniões são abertas a estudantes dos cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia e a profissionais da área da saúde.

Outras informações: (31) 8632 2749 (Allan Patrocínio); (31) 7813 5351 (Bruno Leonardo ); (31) 9150 0303 (José Eugênio).

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário