Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Música para a comunidade

O Departamento de Música (DMUSI) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) lançou, nesta terça-feira (25/08), o “Programa de Extensão Música XXI” para proporcionar à comunidade externa à UFSJ uma vivência musical e artística de nível. As atividades terão a coordenação do DMUSI e da Proex, e serão executadas por alunos e professores do curso de Música e também por músicos da comunidade externa.

As diversas formas de manifestação musical, coordenadas pelo “Música XXI”, serão tanto dentro da Universidade quanto fora dela, para uma interação maior com a comunidade.

O “Música XXI” atuará em projetos, ações didáticas, cursos e especialmente em eventos artísticos. O Programa quer dar oportunidade aos alunos do curso de música e aos músicos da comunidade do Campo das Vertentes de mostrarem seus trabalhos, possibilitando a criação de um intercâmbio artístico-cultural entre eles.

Várias séries de concertos, apresentações e shows serão promovidos em espaços como o Teatro Municipal de São João del-Rei, o Teatro Gravatá de Divinópolis, a Sala de Conferências do Centro de Referência Musicológica José Maria Neves e o Solar da Baronesa, que contará com um dos pianos de concerto do DMusi, e terá, como na última terça, apresentações semanais chamadas “Terça no Solar”,

Com essas ações, pretende-se proporcionar aos alunos de música da UFSJ uma vivência maior com o fazer musical mais profissional, uma vez que eles acompanharão todas as etapas da produção dos shows, desde o início até a realização.

O programa, no seu primeiro ano, trabalhará com recursos do Departamento de Música e da Pró-Reitoria de Extensão da UFSJ e, a partir do segundo ano, o programa deverá atuar com recursos captados através de lei de incentivo à cultura.

Ano da França no Brasil

Nesta sexta-feira (20h30), o Teatro Municipal de São João del-Rei recebe a apresentação dos músicos franceses do Quarteto Stanislas. O grupo se apresenta na cidade como parte do projeto “Ano da França no Brasil 2009”.

A apresentação do Quarteto Stanislas, que tem entrada franca, é o único evento desse projeto a se realizar em São João e é promovido conjuntamente pelo Departamento de Música da UFSJ, por meio do projeto Música XXI, e pelo Centro de Referência Musicológica José Maria Neves (Cerem).

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário