Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Mudanças nos currículos

Os cursos de Música e de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) passarão por mudanças curriculares no próximo ano. O Conselho de Graduação (Congrad) da instituição aprovou as novas propostas dos departamentos, que buscam a melhoria da estrutura acadêmica dos cursos.

Na Música, a reformulação consiste em reduzir o currículo através da criação de “uma coluna vertebral” com as disciplinas fundamentais e obrigatórias, deixando as demais como matérias eletivas, explica o professor Daniel Quaranta. “Vimos que nosso currículo estava engessado e, por isso, decidimos flexibilizar”, justifica. Ainda de acordo com o professor, o aluno poderá circular melhor pelo Instituto de Artes e Design (IAD) e também pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH), fazendo matérias de artes e humanidades, por exemplo.

Os ingressantes em 2011 nas seis modalidades de Música já farão parte do novo currículo. Já os estudantes em curso podem escolher manter-se na estrutura antiga ou migrar para a nova. Segundo Quaranta, nas reuniões feitas com os acadêmicos a resposta foi positiva quanto à mudança. A alteração atende às normas curriculares do Ministério da Educação (MEC) em relação à criação de cursos e torna a formação menos homogeneizada.

Na Geografia, um novo projeto pedagógico foi aprovado. A coordenadora Roselene Perlatto aponta que as principais mudanças são em relação à inclusão de Libras no currículo, a criação de uma Comissão Orientadora de Estágio (COE) e de novas disciplinas. O ensino de Libras foi definido como obrigatório pelo MEC para os cursos de licenciatura. No entanto, a alteração começa a valer só em 2012. “Já solicitamos um professor de Libras para podermos oferecer a disciplina”, diz.

Segundo Roselene, o tempo de estágio para o bacharelado passará de três para dois períodos, mantendo-se as 300 horas exigidas. O estágio será dividido por áreas e terá o acompanhamento de um professor do departamento correspondente. A monitoria não será aceita mais como estágio. As regras valerão para os ingressantes em 2011 e para os alunos em curso que quiserem optar pelo novo modelo. A licenciatura não sofreu mudanças em relação ao estágio obrigatório.

O curso terá também novas disciplinas como “Trabalho em Campo”, “Tópicos Especiais” e “Prática Profissional”, mas não haverá alterações no tempo total da graduação, que é de dez períodos para o noturno e oito para o diurno. Este ano, Geografia ampliou a oferta de vagas e terá 15 cadeiras a mais em cada um dos turnos.

O Congrad discute periodicamente o currículo dos cursos, buscando atualizar a arquitetura acadêmica melhorando a formação dos alunos.
Outras informações: (32) 2102-3350 (Música) e 2102-3121 (Geografia)

Fonte: UFJF Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário