Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Mudanças na UFSJ

 

Por decisão conjunta do Conselho Universitário (Consu) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o vestibular (processo seletivo) da instituição terá mudanças importantes.

A primeira delas é que, já em dezembro deste ano, haverá a divisão das vagas oferecidas pela UFSJ, quando passarão a ser destinadas 10% do total para o novo Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação, o “Novo Enem”. Essas vagas irão compor o Leilão de Vagas do Sistema Federal (on-line). Os outros 90% das entradas na universidade continuam a ser oferecidas via Processo Seletivo tradicional da UFSJ, com uma novidade: os candidatos poderão optar pela nota da prova de múltipla escolha do Enem no lugar da nota da prova de Conhecimentos Gerais da UFSJ. A proposta de redação a ser usada continua a ser a elaborada pela Federal de São João.

Os 10% destinados ao Novo Enem devem seguir as mesmas regras que o vestibular normal da instituição em relação às cotas sócio-econômicas com recorte racial, outra mudança estabelecida pelos Conselhos Superiores da Universidade. Com essa decisão, 50% de todas as vagas do vestibular da UFSJ serão reservadas para alunos que cursaram o Ensino Fundamental e Médio integralmente na rede pública de Ensino (escola municipal, estadual ou federal).

Dentro desse percentual de 50% do total, haverá outra divisão, baseada na distribuição de brancos, amarelos, pretos, pardos e índios no estado de Minas Gerais, apresentada pelo último Censo do IBGE. Assim, 54,04% das vagas se destinarão a brancos e amarelos, e 45,96% serão reservadas para pardos, pretos e índios.

Outra grande mudança, diz respeito ao número de processos seletivos realizados por ano pela da UFSJ, que passam a ser dois. Em dezembro será realizada a tradicional seleção para cursos com entrada no primeiro semestre, num total de 1.765 vagas, e em junho, começando em 2010, se realizará a seleção para cursos com entrada no segundo semestre, totalizando 785 vagas.

Os cursos que têm entrada no segundo semestre são Arquitetura e Urbanismo, Bioquímica, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica, Química, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Medicina, Bioquímica, Psicologia, Zootecnia.

Veja as datas já definidas do Vestibular 2010 da UFSJ .

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário