Artigos 22 de outubro de 2009
Mostra no CEFET-MG
“Robô com liberdade de movimento”, “Análise da qualidade de ervas medicinais do Mercado Popular de Belo Horizonte” e “Automatização do processo de separação e contagem de moedas”. Essas são algumas das invenções que os visitantes encontrarão na “XXI Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (Meta) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Ele vai até esta sexta-feira (23/10) no Campus I, em Belo Horizonte (Av. Amazonas, 5.253, bairro Nova Suíça).
Com o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades científicos e tecnológicos, em especial crianças e jovens, a exposição traz diversos projetos produzidos por jovens pesquisadores dos cursos técnicos e superior da instituição e também de escolas parceiras.
Neste ano, o evento terá sua maior estrutura: em vez de 125 trabalhos, como nas edições anteriores, serão expostos 216. Destes, 45 são independentes e os demais são desenvolvidos em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Programa de Iniciação Científica Júnior (BicJr.) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).
Programação
A mostra de trabalhos acontece junto com a “Semana de Ciência e Tecnologia” (C&T), evento que conta com palestras e nanocursos abordando temas como “O que faz de você um engenheiro” e o “Hipertexto música”, que serão nesta sexta-feira (23/10).
A programação desta sexta-feira contará também com um desfile, o “Cefet mostra moda” (às 11h), com roupas produzidas pelos alunos do curso técnico de vestuário do Campus Divinópolis, e com a apresentação do grupo de teatro Armatrux, que encenará “Parangolé” (às 13h30).
O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita. Para participar dos nanocursos, é necessário se inscrever antecipadamente pelo site, onde também está disponível a programação completa da Meta.