Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Mostra da Graduação

Para aqueles que estão indecisos com relação à escolha do curso para o qual prestarão vestibular, aí vai uma dica: o Cefet-MG promove a “Mostra da Graduação”, na segunda e terça-feira (10 e 11/05, das 8h30 às 21h), no Campus II, em Belo Horizonte. O evento acontece pela primeira vez, e representa uma oportunidade para alunos do ensino médio e de pré-vestibulares conhecerem melhor os cursos superiores oferecidos pela instituição.

Os visitantes da Mostra poderão obter informações junto a professores e alunos, conhecerem laboratórios por meio de visita guiada, assistirem a minipalestras sobre as particularidades de cada curso superior. Haverá, ainda, salas temáticas de cada um dos 14 cursos de graduação e palestras com profissionais em atuação no mercado de trabalho. “Eles trarão a experiência deles para nossos alunos e para os visitantes”, disse a Diretora de Graduação, professora Ivete Peixoto Pinheiro.

Entre as atrações da Mostra está a exposição das atividades complementares realizadas pelos alunos do Centro. Os visitantes terão contato com estudantes que participam de equipes de competição como mini-baja e aerodesign e de projetos como Operação Brasil.

A primeira edição do evento faz parte das comemorações do centenário do Cefet-MG, mas é certo que ele entrará no calendário anual da instituição. Segundo a professora Ivete Pinheiro, por causa da expansão dos cursos superiores nos últimos anos alguns cursos ainda não são totalmente conhecidos pela comunidade.

No espaço destinado à apresentação da Química Tecnológica haverá painéis explicativos e experimentos de pesquisa e de aulas práticas relativas ao curso. De acordo com o coordenador dessa graduação, professor Claudinei Rezende Calado, um dos diferenciais é que ela tem como foco formar profissionais voltados para atuar em indústria, sobretudo no desenvolvimento de produtos e na área da qualidade.

A aluna do 8º período Poliana Rodrigues Almeida é da primeira turma do curso, que foi criado em 2006. A estudante, que sempre gostou de Química, revelou que sua escolha foi motivada, principalmente, por seu interesse em atuar na área industrial. “Essa graduação prepara os alunos para solucionar os desafios encontrados nesse setor”, disse.

Outro curso recente na instituição e que fará parte da Mostra é o de Engenharia de Materiais. Em funcionamento desde 2008, ele tem como objetivo preparar o aluno para atuar em quatro segmentos: metálico, polímero, biomaterial e cerâmico. Segundo o coordenador do curso, professor. Nilton Silva Maia, essa formação abre portas em empresas dos mais diferentes segmentos, que vão desde as automobilísticas até a área de ensino.

A aluna do 5º período Lucimar Venâncio Amaral, que também faz parte da primeira turma, fez sua escolha baseada nasdisciplinas que se adequam as suas vocações profissionais. “Tive dúvidas no momento da escolha, mas procurei me informar com professores da área e com alunos de cursos afins à Engenharia de Materiais. Hoje, tenho certeza de que minha decisão foi acertada”, afirmou. Para ela, um dos pontos fortes dessa graduação são as possibilidades de mercado de trabalho. “É um curso novo e o mercado está cada vez mais em expansão, demandando por profissionais com essa
Formação”.

Vestibular

Para o processo seletivo do 2º semestre de 2010, o CEFET-MG está com vagas abertas para os cursos de Bacharelado em Administração, Engenharia Ambiental, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Química Tecnológica e Engenharia de Controle e Automação.

O período de inscrição vai até 20 de maio, somente pelo site.  Além de opções de graduação, também há vagas para cursos técnicos, nas modalidades concomitância externa e subsequente.

Veja, na Agenda, todas as datas deste processo seletivo do Cefet-MG.

 

(Assessoria de Comunicação do CEFET-MG)

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário