Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Mestrado na UFTM 50 vagas

Universidade Federal do Triângulo Mineiro está com inscrições abertas para quatro programas de pós-graduação. São 50 vagas destinadas aos mestrados em Matemática, Inovação Tecnológica, Ciências Fisiológicas e Educação Física.

A exceção do Ciências Fisiológicas, em funcionamento desde 2008, os demais iniciam as atividades neste ano. Os programas em Inovação Tecnológica e Educação Física foram recomendados pelo Conselho Técnico-Científico de Educação Superior da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no final do ano passado. o Para o de Matemática, a UFTM foi credenciada como Instituição Associada do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat, que visa à formação para o exercício da docência no Ensino Básico.

Matemática

Com duração de três anos, o mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat – oferece 15 vagas, destinadas a professores de escolas públicas já atuantes na docência da disciplina no Ensino Básico. Se houver vagas remanescentes, poderão ser destinadas à demanda social.

As inscrições para o exame de acesso estão abertas até 31 de janeiro, via formulário eletrônico disponibilizado na página www.profmat-sbm.org.br. O exame nacional de acesso ao Profmat acontece no dia 19 de fevereiro, das 13h às 17h, e será aplicado simultaneamente em todas as Instituições Associadas. A prova constará de 35 questões de múltipla escolha e três questões dissertativas.

A matrícula dos aprovados acontece em março, e a aula inaugural do Programa está marcada para 2 de abril.

Inovação Tecnológica

Para se inscrever no processo seletivo do mestrado profissional em Inovação Tecnológica é necessário possuir graduação nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas ou Saúde. São oferecidas 12 vagas, seis para a linha de pesquisa “Gestão de Operações” e seis para a linha de pesquisa “Processos Tecnológicos”.

O prazo para inscrição termina no dia 31 janeiro, no Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da UFTM, bloco A, à avenida Doutor Randolfo Borges Júnior, 1250, Univerdecidade, Uberaba – MG.

A seleção dos candidatos acontece entre 3 e 28 de fevereiro e constará de exame de proficiência em língua inglesa, análise do projeto de pesquisa, prova escrita, análise curricular e entrevista com o candidato.

O programa terá duração mínima e máxima de 18 e 30 meses, respectivamente, e as atividades iniciam em 14 de março.

Ciências Fisiológicas

Candidatos à pós-graduação em Ciências Fisiológicas, que oferece quatro vagas na área de concentração “Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia” e quatro vagas na área de “Parasitologia, Imunologia e Microbiologia” devem se inscrever nos dias 3 e 4 de fevereiro, na Coordenadoria da Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, à praça Manoel Terra, 330.

A seleção dos candidatos acontece entre 15 e 18 de fevereiro, composta de prova de conhecimentos teóricos, verificação da capacidade de compreensão de texto científico em inglês, análises curricular e de carta de apresentação e entrevista.

O período letivo do programa terá início em 1° de março.

Educação Física

Para o processo seletivo do mestrado em Educação Física as inscrições vão de 10 a 23 de fevereiro, na sala 301 do Centro Educacional da UFTM, à avenida Getúlio Guaritá, 159, ou por correio.

Entre três áreas de concentração, são oferecidas 15 vagas. A seleção de candidatos será realizada de 28 de fevereiro a 2 de março, em três etapas: exame curricular, prova escrita e entrevista – na qual se inclui o projeto de pesquisa.

Serão aplicadas em 28 de fevereiro a avaliação escrita e a prova de língua inglesa. Já a entrevista será realizada nos dias 1° e 2 de março. O período letivo terá início no dia 21 de março.

Os editais estão disponíveis na página da Universidade: www.uftm.edu.br.

Fonte: UFTM Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário