Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça as melhores faculdades de Psicologia em Minas Gerais

Pensando em cursar Psicologia em Minas Gerais? Neste artigo, conheça mais sobre o curso e veja as melhores faculdades de Psicologia do estado!

Os psicólogos são os profissionais que cuidam da saúde mental. Eles podem diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, resolvendo conflitos e questões, acompanhando o paciente durante o processo de tratamento e cura e investigando os fatores inconscientes do comportamento, tornando-os conscientes.

Esses profissionais também podem estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com o objetivo de análise, tratamento, orientação e educação. Além disso, os psicólogos ainda desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades da área.

As principais áreas de atuação da Psicologia são: Psicologia Clínica, Psicologia Escolar, Psicologia do Esporte, Psicologia do Trânsito, Psicologia Social, Psicologia Hospitalar, Psicologia Jurídica, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicomotricidade, Psicopedagogia e Neuropsicologia.

Como é o curso de Psicologia?

O curso de Psicologia é um bacharelado com duração de 5 anos. Ele abarca tanto a área da Ciências Humanas como a da Saúde. É importante saber que a graduação em Psicologia é oferecida somente na modalidade presencial de ensino.

O curso habilita profissionais a identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente, bem como avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos.

De acordo com as Diretrizes Curriculares da graduação em Psicologia, ao longo do curso, os estudantes devem desenvolver as competências de atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente.

Confira abaixo algumas disciplinas do curso de Psicologia:

  • Filosofia e ética;
  • História da Psicologia;
  • Ética na saúde;
  • Psicologia do desenvolvimento humano;
  • Psicologia social;
  • Processos psicológicos básicos;
  • Psicologia da comunicação;
  • Clínica psicanalítica;
  • Saúde, gênero e sexualidade;
  • Psicologia e saúde do trabalhador;
  • Neuropsicologia;
  • Psicologia hospitalar;
  • Orientação profissional;
  • Psicologia escolar;
  • Psicologia jurídica.

Para se formar, os graduandos devem cumprir, no mínimo, 200 horas de estágio supervisionado e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao final do curso, os estudantes se formam bacharéis em Psicologia, professores de Psicologia e psicólogos. Para atuar profissionalmente, é necessário o credenciamento no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Quais são as melhores faculdades de Psicologia em Minas Gerais?

Escolher uma boa instituição de ensino para se graduar é o primeiro passo para se tornar um bom profissional, independente da área em que se deseje ingressar. Para te ajudar a conhecer as melhores faculdades de Psicologia no estado de Minas Gerais, consultamos o Guia da Faculdade, uma avaliação de cursos realizada pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. 

O Guia da Faculdade avaliou quase 12 mil cursos de todo Brasil, considerando a qualidade do projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura de cada curso. Os cursos foram classificados em 3, 4 e 5 estrelas e não estrelados.

Dê uma olhada abaixo nas melhores faculdades particulares e públicas de Psicologia no estado de Minas Gerais melhores classificadas pelo Guia da Faculdade! 

Melhores públicas de Psicologia

Instituição de ensino Localidade Estrelas
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Uberaba 5
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Uberlândia 4
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Belo Horizonte 4
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) São João Del Rei 4
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Juiz de Fora 4
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Ituiutaba 3

Melhores privadas de Psicologia

Instituição de ensino Localidade Estrelas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) Belo Horizonte 5
Centro Universitário Newton Paiva Belo Horizonte 4
Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) Unifenas 4
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) Poços de Calda 4
Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) Belo Horizonte 4
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) Betim 4
Centro Universitário UNA de Bom Despacho Bom Despacho 4
Universidade Vale do Rio Doce (Univale) Governador Valadares 4
Faculdade Una de Barro Preto Belo Horizonte 4
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF) Juiz de Fora 3

Onde estudar Psicologia?

O que você achou da graduação em Psicologia? Saiba que não basta escolher o curso ideal para você, também é preciso pesquisar bem sobre a instituição de ensino que você pretende ingressar e ver suas avaliações no Ministério da Educação (MEC).

Algumas instituições particulares oferecem bolsas de estudos, descontos nas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Gostou? Então, confira esta faculdade bem reconhecida pelo MEC para você estudar pagando pouco:

Leia mais: Quanto custa estudar Psicologia em MG? 

E você, já sabe onde cursar Psicologia em MG? Conta para a gente nos comentários abaixo!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário