Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Melhores de Minas

A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), recebeu o prêmio Melhores de Minas, na modalidade “Rebanho e Qualidade do leite”, no último mês de abril. O evento foi promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais.

Disputando entre os 10 melhores do estado, a Fundação conseguiu o 2º lugar no ranking, do Leite tipo B. A premiação foi baseada nos índices satisfatórios na saúde do rebanho e qualidade de oferta, com análises da densidade até a acidez do produto. A FAEPE recebeu, também da Associação dos Criadores de gado Holandês, a homenagem Faixa Celeste, referente à criação de uma vaca vitalícia, comprovando a qualidade genética e sanidade dos animais.

A FAEPE

Fundada em 14 de junho de 1976, pela atual Associação de Docentes da Universidade Federal de Lavras (ADUFLA), seu papel fundamental é tornar viáveis os projetos de extensão e pesquisa da instituição. O apoio é feito através do financiamento público ou privado, gerenciando mais de 60 cursos de pós graduação Lato sensu a distância.

A FAEPE é requisitada também por empresas públicas e privadas como Cemig, Ibama, Hokko do Brasil e Aracruz. Ela oferece serviços que vão da assessoria e consultoria até o desenvolvimento de produtos. Ao mesmo tempo, disponibiliza assistência aos produtores rurais da região, com análise de solos, água, cachaça entre outros produtos.

A produção de leite e seus derivados

As atividades iniciaram em 2002, na Fazenda Palmital, situada no município de Itajaci, supervisionadas pelos professores da Federal de Lavras. A produção, de 1.600 litros diários, passa por um rigoroso processo de pasteurização que o torna próprio para o consumo, mantendo os nutrientes e eliminando microorganismos prejudiciais à saúde. Toda a distribuição é voltada para o município lavrense.

Em paralelo, a Instituição criou o curso de especialização a distância de Bovinocultura Leiteira. O principal objetivo é, através do ele entre universidade e aluno, atualizar os conhecimentos na área, desenvolvendo e disseminando novas tecnologias para uma obtenção mais eficiente do leite.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário