Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Medalhas do conhecimento

As aulas mal começaram e muitos jovens já estão se preparando para as olimpíadas de conhecimento. Estudantes dos ensinos fundamental e médio no Brasil inteiro vão disputar muitas medalhas. Mas não em quadras ou piscinas.

A disputa vai acontecer nas folhas de papel. Literalmente!

Até o dia 30 de abril, estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A primeira fase da competição acontece no dia 18 de junho. Divididas em quatro níveis, as provas são para todos os estudantes dos ensinos fundamental, médio e universitário. Os premiados poderão representar o Brasil em diversas competições internacionais de matemática.

Em Abril, os amantes de Ciências Humanas irão participar da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Divida em duas fases, a competição dará oportunidade aos estudantes que obtiverem os melhores resultados, a participar da Olimpíada Ibero-americano de Biologia (OIAB) e da International Biology Olympiad (IBO). No ano passado, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze na olimpíada internacional, que aconteceu na cidade de Changwon, Coréia do Sul.

Já no dia 13 de maio, haverá a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Também destinada aos estudantes dos ensinos fundamental e médio, a competição é realizada numa única fase, dentro da própria escola dos alunos participantes. Além das medalhas e certificados, aqueles que obtiverem os melhores resultados no Nível 4 serão convidados para conhecerem as instalações do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Para Luciano Monteiro de Castro, um dos coordenadores da OBM e diretor do Sistema Elite de Ensino, esse tipo de competição, que envolve conhecimento, é muito importante para os jovens, já que torna o ato de estudar estimulante. “Ajuda também a influenciar na melhoria do ensino e a identificar novos talentos acadêmicos”, enfatiza.

Serviço:

OBM – 33º Olimpíada Brasileira de Matemática
– Período de inscrições para escolas: 15 de março a 30 de abril de 2011
– Provas dos níveis 1, 2 e 3

Primeira Fase: 18 de junho de 2011;

Segunda Fase: 03 de setembro de 2011;

Terceira Fase: 15 de outubro, (níveis 1, 2 e 3);
16 de outubro, para os níveis 2 e 3 (segundo dia de prova).
– Prova do nível universitário

Primeira Fase: sábado, 03 de setembro de 2011
Segunda Fase: sábado 15 e domingo 16 de outubro de 2011
Site: http://www.obm.org.br/opencms/

OBB – 7º Olimpíada Brasileira de Biologia
Primeira fase: 16 de abril de 2011.
Segunda fase: 29 de maio de 2011.
Site: http://www.anbiojovem.org.br

OBA – 14º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Única fase: 13 de maio de 2011.
Site: http://www.oba.org.br/site/index.php

Mercado da Comunicação
Tiberius Drumond
Assessor de Imprensa
Contato: (21) 2284-4949

Novo número: 9805-6001
E-mail: [email protected]
www.mercadocom.com.br

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário