Artigos 9 de outubro de 2013
MEC solta notas do Enade 2012
Quer saber se a faculdade ou universidade que escolheu tem bom desempenho? Sabia que o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) pode ajudar a optar por uma instituição de ensino superior que seja satisfatória em sua prestação de serviços educacionais?
Este exame acontece a cada 3 anos, para cada uma das áreas de graduação. Com isso, é avaliado cada curso superior, ministrado no país, desde que a instituição seja devidamente credenciada no MEC. Portanto, fica mais fácil para o pré-vestibulando analisar a instituição e o curso nos quais pretende ingressar.
[Ache os cursos e faculdades ideais para você]
O MEC desta vez aplicou o exame para os seguintes cursos da área de humanas: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Ainda foram avaliados os superiores de tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
Importante: Os conceitos do Enade vão de 1 a 5 (sendo 5 a nota máxima), considerando-se insatisfatórios os cursos que obtêm conceitos 1 ou 2.
Ressaltamos ainda que os cursos das instituições da rede pública foram os que alcançaram mais notas máximas (5) – 17% – enquanto que os cursos de instituições privadas apenas 3,5% deles obtiveram este conceito. Mas a rede pública também foi a que mais obteve o conceito 1 (3,6%) em seus cursos, enquanto que na rede privada chegou a 2,58%.
É fundamental saber também que o Enade é obrigatório ao aluno que foi selecionado, pois caso ele não compareça ao exame, a instituição fica impedida de emitir seu histórico escolar na conclusão do curso.