Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Matrícula na UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia nesta quinta-feira (11/03), o período de matrícula para os aprovados no Vestibular 2010 e Pism (triênio 2007-2009) . Nos dias 11 e 12 serão realizadas as matrículas dos estudantes que passaram para o primeiro semestre, e nos dias 15 e 16 para os que foram aprovados para o segundo semestre.

Os estudantes devem ficar atentos à documentação necessária. Uma das recomendações é para que as cópias sejam legíveis. Os optantes por cotas precisam comprovar a quantidade de séries estudadas em escola pública e cada dia de atendimento corresponderá a um grupo de cursos (veja abaixo, na relação de documentos). As matrículas para o segundo semestre, inclusive, ocorrem nos dias 15 e 16. Os estudantes devem se encaminhar ao Anfiteatro de Estudos Sociais, na Faculdade de Direito.

Para o candidato que se inscreveu nos grupos A e B do sistema de cotas, a matrícula é o momento em que ele deve evidenciar o enquadramento no perfil escolhido. “Todo ano, muitos candidatos tiveram a matrícula indeferida, porque não apresentaram documentação que comprovasse o estudo em escola pública”, ressalta o coordenador de Assuntos e Registros Acadêmicos, José Fonseca Marangon.

O optante por cotas deve apresentar cópia legível de histórico completo do ensino fundamental e declaração da escola onde cursou os ensinos fundamental e médio, informando se é pública ou privada, caso essa informação não esteja no próprio histórico. O candidato deve ter estudado pelo menos quatro séries do ensino fundamental e todo o médio em escola pública. No grupo A, o aprovado deve, ainda, se autodeclarar negro.

De acordo com o coordenador, um erro comum é o candidato contar uma série que estudou em colégio particular, por meio de bolsa, considerando esse período como em escola pública, devido à gratuidade conseguida. “A matrícula nesse caso não é aceita.”

Além disso, o aprovado em qualquer grupo não pode estar matriculado em outra instituição de ensino superior pública. O aluno que já faz outro curso da UFJF e foi aprovado no processo seletivo, quando efetivar sua matrícula, terá cancelado o vínculo com o curso anterior.

Outra exigência é para quem aderiu ao Programa Universidade para Todos (Prouni). O estudante deve apresentar documento emitido pela instituição de ensino superior da qual é aluno, afirmando que ele não é mais beneficiário do programa federal. O aprovado deverá, ainda, declarar, em documento escrito por ele próprio, que não está mais incluído no Prouni.

Iniciadas as aulas, todos os alunos têm até o quinto dia útil para confirmar frequência nas aulas, em procedimento a ser divulgado pela Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

Reclassificação 

O  candidato aprovado no Vestibular 2010 ou Pism que não apresentar, na matrícula, prova de conclusão do ensino médio ou equivalente, ou deixar de efetuar a matrícula, perderá direito à vaga. O edital de reclassificação sai no próximo dia 19 de março. Mais editais podem ser lançados, à medida que os reclassificados não preencherem as vagas.

Veja a relação de documentos para matrícula.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário