Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Manual do Enade 2011

O Inep acaba de divulgar o Manual do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2011, com todas as orientações técnicas para a organização e realização do exame deste ano. A publicação traz recomendações para dirigentes de instituições da educação superior, coordenadores de cursos e alunos. O material está disponível para download no endereço http://portal.inep.gov.br/manual-do-enade . As provas do exame serão aplicadas no dia 6 de novembro, em todo o território nacional.

Para efetivar a participação no Enade 2011, as instituições de ensino superior (IES) deverão identificar e alocar seus cursos de graduação nas respectivas áreas de abrangência do Enade. Em 2011, serão 26 avaliadas. O enquadramento será realizado pelo Procurador Educacional Institucional (PI), indicado pela própria IES, exclusivamente pela Internet, na página http://enade.inep.gov.br, a partir do dia 6 de junho.

A inscrição dos estudantes também será de responsabilidade das instituições e ocorrerá em duas etapas, como nas edições passadas. Os estudantes habilitados de anos anteriores que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o exame, fora das hipóteses de dispensa, estão em situação irregular e serão inscritos primeiro, de 20 a 30 de junho. O desempenho desse grupo não será considerado para o cálculo do conceito Enade. A inscrição dos ingressantes e concluintes dos cursos avaliados em 2011 será feita no período de 18 de julho a 19 de agosto.

Assim como a inscrição, a divulgação dos inscritos no Enade 2011 deverá ser feita pelas próprias instituições. Mas, a partir deste ano, os alunos habilitados deverão verificar a situação de sua inscrição pelo site do Inep, por meio de consulta pública a ser realizada entre os dias 22 e 31 de agosto. Caso encontre algum erro, o estudante deverá notificar sua IES até o dia 31 de agosto, último dia para as eventuais alterações nas inscrições.

Todos os inscritos no Enade 2011 deverão responder o Questionário do Estudante, conforme estabelece a portaria normativa do exame. O formulário será publicado no site do Inep durante o período de 7 de outubro a 6 de novembro.

O Enade 2011 avaliará estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; diploma de bacharel ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; diploma de licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; e diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Fonte: INEP Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário