Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Livro de Comunicação

 

O professor José Marques de Melo, um dos maiores pesquisadores da Comunicação no Brasil, lança seu mais recente livro “Vestígios da Travessia – Da imprensa á Internet – 50 anos de jornalismo”, na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O evento está marcado para o dia 26 de março (às 19h30), no anfiteatro do campus Dom Bosco.

Além de apresentar sua obra, o cientista da comunicação conversa com professores e estudantes do curso de Comunicação Social (Jornalismo) sobre o seu trabalho como presidente da Comissão de Diretrizes Curriculares para os Cursos de Jornalismo, para a qual foi nomeado pelo Ministério da Educação.

Marques de Melo é doutor e livre-docente em Ciências da Comunicação (Jornalismo) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, onde é Diretor da Cátedra Unesco de Comunicação.
Autor de vários livros e artigos, foi fundador e diretor de sociedades científicas ligadas ao estudo dos fenômenos da Comunicação.

Diretrizes

Sua experiência no ensino e pesquisa de jornalismo fez com que fosse convidado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) para presidir a comissão de revisão dos cursos de Jornalismo. As diretrizes curriculares orientam as instituições de ensino superior no processo de formulação do projeto pedagógico de um curso de graduação e, no caso do jornalismo, foram estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2001.

A realização de audiências públicas em diversas regiões do país é o primeiro trabalho da comissão, que, segundo Marques de Melo, pretende ouvir opiniões não só do meio acadêmico, mas de setores da sociedade e do mercado profissional. Ele vê a proposta de revisão das diretrizes como uma oportunidade para o reconhecimento das particularidades e da relevância social da profissão.

Para o coordenador do curso de Comunicação Social (jornalismo), professor Guilherme Jorge de Rezende, a presença de José Marques de Melo é importante para a nova graduação da UFSJ. “Conheço e convivo com ele há mais de 30 anos. Ele é o principal nome da pesquisa e do ensino de jornalismo no país. Não só pela intensa produção científica, mas pela liderança que exerce. Ele é um modelo para pesquisadores e professores de jornalismo no Brasil. A sua vinda neste momento é motivo de muito orgulho para nós ”.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário