Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Lista de livros para 2010

 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou as obras literárias indicadas para o 1º e 2º Processos Seletivos/2010 e para a terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/2009). Os livros foram anunciados durante o ‘XI Encontro do PAES”, organizado pela Comissão Técnica de Concursos (Cotec), realizado no último sábado (2/03), no campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, reunindo cerca de 450 participantes, entre palestrantes e professores do ensino médio de escolas públicas e privadas da região.

As obras indicadas para os dois processos seletivos/2010 e para a terceira etapa do PAES/2009 são: “Paraísos artificiais”, de Paulo Henriques Britto; “Sagarana”, de Guimarães Rosa; “Cobra Norato”, de Raul Bopp; “Crônica de uma Casa Assassinada”, de Lúcio Cardoso; e “Por Trás dos Vidros”, de Modesto Carone. Os dois primeiros livros também são adotados para os processos seletivos em outras universidades públicas mineiras: as federais de São João del Rei (UFSJ), do Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), de Uberlândia (UFU), de Lavras (Ufla) e de Viçosa (UFV). A escolha das obras foi feita com o objetivo de incentivar “uma leitura ampla da literatura modernista brasileira e da contemporaneidade”.

Ainda durante o encontro no Campus da Unimontes, foram anunciados, também, os livros relacionados para as duas primeiras etapas do PAES. A indicação das obras foi discutida com professores de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira que atuam no ensino médio.

Os livros indicados para a primeira etapa do PAES/2009 são: “Marília de Dirceu” e “Cartas Chilenas”, de Tomás Antônio Gonzaga; “Boca de Chafariz”, de Rui Mourão; e “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes. Na segunda etapa do processo de avaliação seriada serão adotadas as obras “Iaiá Garcia”, de Machado de Assis; “Navio Negreiro e Outros Poemas”, de Castro Alves; “Luzia-Homem”, de Domingos de Oliveira; e “O Demônio familiar”, de José de Alencar.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário