Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Itamar Franco

 

A Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, em co-edição com a Fundação Astrogildo Pereira, lança, no dia 1º de julho (às 19h), o livro “Era outra História – Política Social do Governo Itamar Franco”, de autoria de Denise Paiva. O lançamento é no Museu de Arte Murilo Mendes (Rua Benjamin Constant, 790, centro, Juiz de Fora).

Denise foi assessora de assuntos sociais da presidência durante o governo Itamar Franco, e nesta obra promove um resgate da história recente do Brasil com a visão de quem participou diretamente dela.

Denise explica que sua idéia de contar esta “outra história” surgiu de uma responsabilidade ética e cívica de se compartilhar um momento tão importante para o país, até hoje pouco analisado e do qual teve o privilégio de participar. A autora reaviva o momento de forma compartilhada, trazendo, para contar a história, outras pessoas que participaram do governo Itamar Franco, nas mais diversas áreas.

Para desenvolver a presente obra, a autora dedicou dois anos a um intenso trabalho de pesquisa, entrevistas e análise de documentos da época. Denise conta que realizou a primeira entrevista para o livro no dia 7 de junho de 2007, com Plínio de Arruda Sampaio. “Dessa entrevista saí com a certeza de que tinha a história e o roteiro na mão”.

Denise ressalta que o livro mostra as contradições deste momento político: “Todo processo político é contraditório e eu procurei me debruçar também sobre estas contradições”.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário