Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Itabira ganhará campus.

Em convênio assinado com a Prefeitura de Itabira e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Vale S/A vai repassar para a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (Fapepe) recursos da ordem de R$ 12 milhões para investimento na segunda fase de implantação do campus avançado da instituição no município da região Leste do Estado. Serão construídos 37 laboratórios para atender aos atuais 550 alunos matriculados nas turmas dos seguintes cursos de engenharia: Controle e Automação, Materiais, Produção, Mecânica, Computação, Elétrica, Mobilidade, Ambiental e Energética e, ainda, Saúde e Segurança.

O projeto da instalação do campus da Unifei em Itabira foi concebido para capacitar mão de obra especializada para atender às necessidades econômicas da região Leste de Minas. Na primeira etapa, a Vale S/A investiu R$ 3,5 milhões para a montagem dos laboratórios do ciclo básico dos cursos. O gerente-geral do Complexo Itabira, Rodrigo Chaves, destacou que o campus receberá, no primeiro semestre de 2011, 450 novos estudantes por meio de processo seletivo a ser realizado no final deste ano. Além dos candidatos da região, o vestibular recebe inscrições de diversos estados do país. “O objetivo da Vale é desenvolver a comunidade da região por meio da educação. Itabira é um polo econômico de grande relevância que não possuia um campus universitário para capacitar mão de obra para atender às suas necessidades”, destacou. Além de diversificar a vocação econômica da cidade, que já sente os primeiros efeitos de sediar uma universidade e de criar a possibilidade de transformá-la também em centro de desenvolvimento tecnológico no Leste mineiro – seguindo a prática da Unifei para a região Sul de Minas – o campus avançado da instituição também tem procurado se relacionar com a comunidade local, desenvolvendo projetos específicos.

Com foco nas áreas de Engenharia e Tecnologia, o apoio da Vale à instalação do campus da Unifei em Itabira integra a política de responsabilidade social da empresa, no sentido de facilitar a diversificação econômica do município. No futuro, o campus também oferecerá cursos de pós-graduação. O complexo universitário será organizado em redes de parcerias com instituições similares nacionais e internacionais no sentido de oferecer múltiplas competências. (LS)

Fonte: Diário do Comércio MG

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário