Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Intercâmbio de graduação

 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu, esta semana (27/07), a visita de um grupo de 15 estudantes do Instituto Politécnico de Turim (Itália). Os jovens italianos visitam o Norte de Minas para conhecer os programas de desenvolvimento de tecnologias sobre a produção de biocombustíveis. A visita faz parte do intercâmbio entre Minas Gerais e a Região do Piemonte, fruto do Programa “Jovens Mineiros, Cidadão do Mundo”, lançado pelo governo do estado.

Os estudantes – dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Química – foram acompanhados pela superintendente de Relações Internacionais, Chyara Sales Pereira, da Subsecretaria de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Silvia Nietsche, recepcionou a comitiva e fez um relato sobre as ações e pesquisas da Unimontes na área de biocombustíveis, desenvolvidas, principalmente, nos departamentos de Ciências Agrárias (Campus de Janaúba) e de Biologia Geral (campus-sede).

Como parte do programa “Jovens Mineiros, Cidadãos do Mundo”, no ano passado, cerca de 45 alunos do curso de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) visitaram o Instituto Politécnico de Turim. Agora, outros 15 estudantes daquela instituição estão em Minas Gerais para, além de visitas técnicas, participarem de um curso sobre o uso de biomassa para a produção de energia.

De acordo com a superintendente de Relações Internacionais, Chyara Sales, a expectativa do governo de Minas é de incrementar o intercâmbio, abrindo a possibilidade para que outros estudantes mineiros possam visitar o Instituto Politécnico de Turim. “Fizemos questão de iniciar o programa de visita dos estudantes italianos por Montes Claros e pelo Norte de Minas para mostrar as tecnologias de produção de biocombustíveis desenvolvidas na região, que também conta com uma usina de biodiesel da Petrobras”, observou.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário