Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Inscrições no SISU terminam hoje

Foram reabertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Trata-se da ferramenta criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 para que estudantes disputem vagas em instituições públicas de ensino superior. Elas vão até segunda-feira (14/06 –  8h às 23h59 – horário de Brasília),

Nesta edição, oito instituições que não participaram do primeiro processo, em janeiro, aderiram ao sistema para selecionar seus candidatos. Ao todo, participam desta rodada 35 instituições públicas de ensino superior, sendo 15 universidades federais, 18 institutos federais e duas universidades estaduais. Ao todo, são oferecidas 16.573 vagas em cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. Consulte as instituições participantes [ao abrir a página, clique em “Buscar”, no final dela].

Podem participar da seleção os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009. Para inscrever-se, o candidato deverá informar seu número de inscrição no Enem 2009 e sua senha de acesso cadastrada no exame. Quem não tiver a senha, pode criar uma nova para acesso ao sistema. 

Ao inscrever-se, o aluno poderá fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e poderá alterar suas opções até o final do período de inscrição.

Ao final das inscrições, haverá três chamadas subsequentes. Os candidatos selecionados em sua primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores, nem mesmo aqueles que não realizarem a matrícula. Ao final das três chamadas, caso ainda existam vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

O Sisu também oferece vagas específicas para políticas afirmativas. Essa informação estará disponível no sistema, e ao inscrever-se o candidato deverá informar se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas de políticas afirmativas. As políticas afirmativas oferecidas pelo sistema seguem o que é adotado pela instituição, com base na decisão de seus conselhos universitários.

A página do Sisu já está disponível.

(Assessoria INEP/MEC)

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário