Artigos 18 de junho de 2010
Inovação
Esta semana (21 a 24/06, às 19h), a Universidade Fumec realiza o “I Seminário Internacional de Inovação e Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas”. O evento será no Espaço Cultural Phoenix – Universidade Fumec (Rua Cobre, 200)
O seminário terá a participação das principais instituições de apoio a pequenas e médias empresas de Minas Gerais, como FAPEMIG, SEBRAE-MG, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e FIEMG. Além de Instituições de Ensino Superior e Escolas de Negócios envolvidos com o tema, como a Fundação Dom Cabral, CEPEAD da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Pernambuco, Birmingham Business School (The Birmingham University) e a Rotterdam School of Business (Erasmus University).
O objetivo do evento é promover o diálogo entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, comunidades acadêmica e empresarial e formuladores de políticas públicas.
O Seminário será aberto com um painel, quando as principais instituições de apoio a pequenas e médias empresas de Minas Gerais apresentarão suas ações e programas na área de inovação, seguido de apresentação de cases de sucesso do Sebrae-MG. Nos outros dias serão discutidos temas como: Empreendedorismo; Inovação Estratégica; Financiamento da Inovação; Avaliação da Inovação; Inovação e Rotina. Workshop do Grupo do Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação (NciTI) encerra o evento.
Cenário
O Brasil tem sete milhões de micro e pequenas empresas, mas apenas 0,6% são inovadoras, de acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). “A difusão dos conceitos de inovação e internacionalização junto ao pequeno e médio empresário ainda é tímida. Este seminário será uma oportunidade de interação entre pesquisadores, estudantes e empresários interessados em ampliar os conhecimentos na área”, explica um dos coordenadores do evento, professor Daniel Pardini, coordenador do Curso de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Fumec.
“O evento também contribuirá com a proposta de implantação do Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação (NCiTI), que foi concebido considerando-se a participação interinstitucional, ou seja, grupos de pesquisa de diversas instituições colaboram nas pesquisas do Núcleo sob a coordenação da Fapemig. A troca de ideias entre estudiosos de instituições nacionais e estrangeiras agrega valor aos estudos do Núcleo e amplia o conhecimento de nossos pesquisadores”, afirma a professora da Fumec, Adelaide Baêta, e Coordenadora do Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig.
Inscrições e mais informações, no site ou pelo: 0800 0300 200.