Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

INGRESSO SERIADO

 

O vestibular, todos já conhecem. O que alguns vestibulandos não sabem, é que existe uma forma alternativa de ingresso ao ensino superior. São os Processos Seriados.

 

 

As diferenças

No Vestibular Tradicional, as instituições avaliam em um único processo o candidato. Elas realizam seus exames, com provas baseadas em todo o conteúdo estudado no Ensino Médio, de uma só vez. Seja em uma ou mais etapas, em um calendário anual ou semestral, o candidato só tem esta oportunidade. Se não for aprovado, ou classificado, precisa repetir a dose na próxima seleção.

Já pelo Ingresso Seriado, o candidato se inscreve, voluntariamente, a partir da 1ª série do Ensino Médio. Ele é avaliado ao final de cada série, em módulos. Precisa fazer os três módulos, um ao final de cada série do Ensino Médio: 1ª etapa/módulo: programa da 1ª série; 2ª etapa/módulo: programas das 1ª e 2ª séries; 3ª etapa/módulo: programa de todo o Ensino Médio. Só na 3ª e última Etapa, o candidato escolhe o curso a que pretende concorrer.

 

Vantagens do Ingresso Seriado

– Processo de seleção menos tenso do que o vestibular.

– Como a nota final é o somatório das três etapas, o candidato pode corrigir suas falhas e melhorar seu desempenho ao longo do processo. Ao final de cada etapa recebe o Relatório de Desempenho, com sua nota em cada disciplina.

– A escola também acompanha o rendimento de seus alunos pelo Relatório Geral enviado. Assim, pode atender melhor às necessidades de seus alunos.

– Outra vantagem é com relação à concorrência, que é bem menor que no Vestibular.

– O candidato tem a oportunidade de, no transcorrer do Ensino Médio, comparar-se com outros de diferentes escolas, corrigindo falhas, redirecionando seus estudos e definindo suas aptidões.

– Participar do Ingresso Seriado não o exclui de participar de qualquer vestibular, inclusive na mesma instituição onde está fazendo o Programa.

 

Obrigatório para o Candidato

– Só poderá se inscrever em uma etapa de cada vez. 
– Se repetir a série fica excluído do Programa.
– Se deixar de participar de qualquer uma das etapas desliga-se, definitivamente, deste Programa.

Algumas instituições públicas mineiras destinam um percentual de suas vagas para ingresso por essa modalidade. Veja quais, com as páginas de acesso aos respectivos programas. E fiquem atentos às datas da abertura de inscrições. Boa sorte!

UFLA Processo de Avaliação Seriada (PAS)

UFVJM – Processo Seletivo por Avaliação Seriada (SASI)

UFU – (antigo PAIES  – atual: PAAES: A partir de 2008, as vagas são destinadas, exclusivamente, aos candidatos que tenham cursado, na rede pública, os últimos quatro anos do ensino fundamental e todo o Ensino Médio Regular.

UFVPrograma de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (PASES)

UFJFPrograma de Ingresso Seletivo Misto (PISM)

UNIMONTESPrograma de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES)

(Fontes: Ufla, UFV, UFJF, Unimontes)

 

 

 

 

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário