Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ingresso nas escolas de Minas

A maioria das IEs mineiras tinha decidido utilizar o Novo Enem como parte de seu processo seletivo. Apenas algumas decidiram que utilizariam na íntegra, substituindo o vestibular por ele. Veja a matéria inicial sobre o assunto.

Agora, veja como elas decidiram, depois da modificação das datas iniciais de provas do Enem 2009:

 

– UFMG: já tinha decidido não utilizar o Enem 2009. Está realizando seu processo seletivo normal,a segunda etapa começa no dia 4 de janeiro. Para 2011, depende de decisão do Conselho Universitário, a reunir-se em 2010.

IFMG: O candidato pode optar por usar a nota de conhecimentos gerais da edição 2009 do ENEM para substituir a nota da prova de conhecimentos gerais do Vestibular 2010/1.

IFTriângulo: Do total de vagas, 50% serão preenchidas pelo Processo Seletivo e 50 % por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do ENEM.
OBS.: O candidato que for aprovado nos dois processos seletivos, em um mesmo curso, terá sua matrícula efetivada pela vaga do Enem. No caso de não serem preenchidas todas as vagas destinadas ao Processo Seletivo, as vagas serão preenchidas pelos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do ENEM. E vice-versa.

CEFET-MG: mudou a data das provas do ensino superior de seu processo seletivo do 1º semestre de 2010 e não utilizará a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2009, porque havia condicionado a utilização da nota à divulgação do resultado do Enem até o dia 8 de dezembro de 2009. Assim, o resultado final do processo seletivo dos cursos de graduação será dado, exclusivamente, pela soma das notas das provas objetiva e de redação próprias.

UFJF: A UFJF decidiu mudas as datas das provas, tanto da primeira quanto da segunda etapa. E os estudantes fizeram as duas etapas na mesma cidade. Para os que fizeram o Enem e substituir a nota das questões objetivas desse exame, caso seja maior, pela nota da primeira fase, devem ter assinalado o campo correspondente no formulário de inscrição. Prevalecerá a nota que for maior: da primeira fase ou do Enem.

UFOP: A Universidade manteve o cronograma de realização das provas da segunda e terceira etapas e todo o processo seletivo do 1° Vestibular 2010. Devido à alteração das datas de aplicação e resultado do Enem 2009, utilizado como primeira etapa neste processo seletivo, todos os candidatos inscritos para o 1° Vestibular de 2010 tiveram que realizar as provas da segunda etapa (em 20/12/09 14h às 18h30 – Provas Específicas, e Prova de Redação).

UFSJ: A partir do Processo Seletivo 2010, a nota das provas de múltipla escolha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) substituirá o resultado da prova de conhecimentos gerais do vestibular da UFSJ. Caso o candidato faça os dois exames, prevalecerá a maior nota, desde que autorizado, no ato da inscrição, o uso desse somatório. A redação do Enem não entra no cômputo final da nota do Processo Seletivo, ou seja, todos os candidatos estão obrigados a desenvolver o tema proposta pela UFSJ.

Em relação às entradas, 10% das vagas de cada curso serão reservadas para o Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação, no qual o candidato, de posse do resultado final do Enem, concorre a uma das vagas disponibilizadas pela instituição no bolsão de oportunidades do MEC. Havendo vagas remanescentes e não mais candidatos aprovados na lista do vestibular regular, aquelas poderão ser preenchidas por meio do Sistema Unificado.

UFTM: manteve a programação do Vestibular, mesmo com a nova data do Enem. A nota da primeira fase será exatamente o número de pontos que o candidato obtiver na prova do dia 13 de dezembro, de acordo com previsto no item 5.5. do edital: caso o Ministério da Educação/INEP não disponibilize as notas do Enem até 11 de dezembro, será considerada apenas a nota obtida pelo candidato na prova de Conhecimentos Gerais da Universidade.

UFU: todos os candidatos ao 1º vestibular de 2010 devem se submeter às provas de 2ª fase, aplicadas pela UFU. As notas obtidas na prova do Enem 2009 (1ª Fase) serão utilizadas, autorizadas pelo candidato no ato da inscrição, para compor o resultado final.
(Como utilizaria, antes da mudança nas datas do Exame: Adotaria o Enem como 1ª fase em 2010)

UFV: A UFV informou que a incerteza quanto ao novo cronograma do Enem pode inviabilizar sua utilização na composição da nota final do seu Vestibular 2010. Como enfatiza o diretor de Vestibular e Exames da UFV, Orlando Pinheiro da Fonseca Rodrigues, “caso o resultado do Enem não esteja disponível na UFV, no mais tardar até o dia 22 de janeiro de 2010, sua utilização estará comprometida, já que o edital determina a divulgação do resultado do Vestibular da UFV para 31 de janeiro de 2010. Portanto, de acordo com o edital, poderão ser aproveitadas apenas as notas obtidas no Vestibular da UFV. O início do semestre letivo de 2010 está vinculado a essa programação. Deve-se destacar que a nota do estudante no Vestibular da UFV não depende dos resultados do Enem, portanto não haverá prejuízos para o candidato inscrito no Vestibular da Federal de Viçosa.”
(Como seria: Já a partir de 2009, o Enem comporia 50% da nota final do vestibular e seria adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.)

UFV Medicina: O resultado das provas de Conhecimentos Gerais do ENEM poderá ser utilizado como componente da avaliação no processo seletivo, se o candidato fornecer no formulário de inscrição o seu número de inscrição no ENEM 2009, permitindo a obtenção pela Diretoria de Vestibular e Exames do resultado oficial do interessado junto ao INEP. Este resultado somente será utilizado caso venha beneficiar o candidato e caso sejam disponibilizados pelo MEC/INEP para a UFV em tempo hábil, ou seja, até o dia 05/02/2010.

UNIFEI: adotará o Novo Enem integralmente para alguns cursos e para outros utilizará o Exame mais provas específicas aplicadas pela própria universidade em 17/01 . (Como estava previsto: Utilização do Novo Enem como fase única para 4 cursos do campus de Itajubá e para todos os cursos do campus de Itabira. Para os demais cursos do campus de Itajubá, o Novo Enem será utilizado como primeira fase.)

– UFLA: Ingresso só através do Novo Enem. 60% das vagas reservadas (Como estava previsto: O Enem será utilizado como fase única. A instituição também manterá o processo seriado de ingresso, em que a nota do Enem compõe a 3ª fase, além de utilizar o exame para as vagas remanescentes.)

UFVJM: 50% das vagas serão preenchidas através do Exame. E 50% pelo ingresso seriado (que já utiliza a nota do Enem em sua 3ª fase).

UNIFAL: Adotará o Novo Enem como forma de ingresso, substituindo o vestibular, e para vagas remanescentes.

PUC Minas: só usará Enem de 2008 e anteriores, por causa da mudança nas datas das provas do Novo Enem .

 

 

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário