Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Imprensa

Voltar os holofotes para quem usa a informação como instrumento em favor da construção de um país mais democrático, justo e solidário. Foi este o objetivo da primeira edição do “Prêmio Unileste de Mídia”, realizado na última quinta-feira (2/9) no Teatro João Paulo II do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG).

Participaram da solenidade empresários e profissionais do jornalismo atuantes no Vale do Aço, professores e estudantes da área, além de autoridades e representantes de entidades e associações da região. A solenidade de premiação e homenagens foi aberta pelo show da cantora Nary Farias, acompanhada dos músicos Vaninho Vieira e Fabrício Alves.

Abordando o tema Responsabilidade Social, adotado como mote do Prêmio Unileste de Mídia, o reitor do Centro Universitário, doutor Genésio Zeferino da Silva Filho, ressaltou a importância dos profissionais de imprensa para a construção de uma sociedade mais consciente de seu potencial transformador diante da realidade. “As empresas e profissionais de comunicação desempenham um papel fundamental na atualidade, colocando em evidência fatos e informações capazes de produzir mobilizações essenciais à construção da nossa história”, destacou o reitor.

Após submissão de produções jornalísticas ao edital do Prêmio, divulgado em julho pelo Unileste, a Rádio Educadora foi anunciada como vencedora da noite, e recebeu o troféu, representada pela gerente da emissora, Eliza Costa, acompanhada do repórter Roberto Nogueira. “Como primeira emissora de rádio do Vale do Aço, e com uma programação especialmente voltada ao panorama social da região, a Educadora recebeu o Prêmio de forma merecida. Nos sentimos honrados pela oportunidade de valorização e reconhecimento do trabalho destes profissionais”, ressalta Ana Marta Aparecida de Souza Inez, pró-reitora acadêmica do Unileste.

Além dos troféus e certificados entregues ao veículo de comunicação e ao profissional vencedor, a emissora foi agraciada com uma bolsa parcial de estudo, válida para qualquer curso de pós-graduação do Unileste.

Homenagens

Completando a solenidade, o Centro Universitário concedeu placas de homenagem a veículos de comunicação que se dedicam à divulgação de informações e à valorização de iniciativas no âmbito da responsabilidade social.

Representantes das emissoras Rádio Itatiaia, Rádio Vanguarda, TV Leste, TV Uni e Intertv dos Vales, além dos impressos diários Jornal Diário do Aço, Jornal Vale do Aço e Jornal Diário Popular receberam placas em sinal de reconhecimento por seu compromisso e responsabilidade no tratamento da informação.

Pioneiro

Fechando a noite, o Unileste juntou à lista de homenageados um pioneiro da imprensa regional, o senhor José Rodrigues do Amaral, conhecido como Carioca. O repórter, já aposentado, foi aplaudido e cumprimentado por seus sucessores como um dos primeiros profissionais e empreendedores do campo da comunicação no Vale do Aço.

“Me sinto lisonjeado pela homenagem, principalmente por saber que ela parte de uma instituição fundada pelo Padre De Man, que era um visionário. Esta foi uma experiência muito especial pra mim. Eu não esperava viver esse momento que, sem duvida, é de reconhecimento tanto para mim, quanto para os meus colegas de profissão”, destacou José Rodrigues.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário