Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

IFMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG) encerrou esta semana (17/11) o período para as inscrições do Vestibular e Exame de Seleção 2010. Mais de 11 mil candidatos concorrerão às vagas de 14 cursos superiores e 16 de nível técnico, oferecidos nos campi de Bambuí, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ouro Preto e São João Evangelista.

Os inscritos estão espalhados por 407 cidades mineiras, o que representa uma abrangência de 47,7% dos municípios do Estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além dos mineiros, concorrerão às vagas oferecidas pelo IFMG candidatos vindos das cinco regiões do Brasil: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná (Sul), São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo (Sudeste), Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará (Nordeste), Pará (Norte), Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal (Centro-oeste).

As provas

As provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro e vão ser aplicadas nas cidades mineiras de Bambuí, Cachoeira do Campo, Capelinha, Congonhas, Diamantina, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itamarandiba, Itaobim, Lavras, Mariana, Novo Cruzeiro, Ouro Preto, São Gotardo e São João Evangelista.

Enem

Assim como os demais Institutos Federais, o IFMG também fará uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2009). O candidato que se interessar poderá optar por usar sua pontuação integral obtida na prova de conhecimentos gerais da edição do ENEM para substituir a nota da prova de conhecimentos gerais do Vestibular 2010/1.

Cursos

Em Bambuí, os candidatos concorrem aos cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado em Zootecnia, Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Física, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Produção, na modalidade de graduação. Os cursos técnicos são: Agricultura e Zootecnia, Gerência de Saúde, Informática, Eventos e Mecânica.

Em Congonhas serão oferecidos os cursos superiores de Engenharia de Produção e Licenciatura em Física, além dos cursos técnicos em Mecânica, Edificações e Mineração.

Em Formiga, os candidatos aos cursos de graduação podem escolher entre Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Gestão Financeira e Engenharia Elétrica. Na modalidade técnica, será oferecida formação em Informática.

Em Governador Valadares o Vestibular do IFMG vai ocorrer pela primeira vez, com vagas para as graduações em Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental, além do curso técnico em Segurança do Trabalho.

Para Ouro Preto, o IFMG oferece os cursos superiores de Tecnologia em Conservação e Restauro, Licenciatura em Física e Geografia. Na modalidade técnica, o campus vai oferecer Automação Industrial, Edificações, Metalurgia, Mineração, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

E em São João Evangelista haverá vagas para os cursos de Tecnologia em Silvicultura, Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Sistemas de Informação. Há também os cursos técnicos em Agropecuária, Nutrição e dietética, Manutenção e Suporte em Informática e Meio Ambiente.

Jovens e Adultos

O Exame de Seleção do IFMG também oferece oportunidade para quem não conseguiu concluir o ensino médio até os 17 anos. São os cursos do Programa de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, que aliam os conhecimentos da educação básica às disciplinas técnicas.

As opções estão nos campi de Bambuí (Técnico em Açúcar e Álcool), Congonhas (Manutenção e Suporte em Informática) e Ouro Preto (Joalheria e Manutenção e Suporte em Informática).

A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Minas Gerais é formada por outros quatro Institutos, além do IFMG, e um CEFET.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário