Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

IES de Minas e o Enem

Algumas das Instituições de Ensino Superior mineiras vão substituir o vestibular pelo Novo Exame, outras substituirão uma das etapas por ele e outras, ainda, usarão para compor a nota total. Como ficam agora? O Minas Vestibular consultou-as a respeito do cancelamento das provas do Enem, marcadas para inicialmente para os dias 3 e 4 de outubro.

As universidades a se manifestaram, através de suas Assessorias de Imprensa:

– A UFMG respondeu que não tem alteração em seu processo, uma vez que já tinha decidido não utilizar o Exame no vestibular 2010. A Assessoria informou que ainda estão sendo feitas discussões sobre a adesão. E vai reforçar o policiamento do vestibular, segundo decidiu em reunião com a polícia federal (Veja Matéria, de 15/10)

– A UFJF, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (1º/10), informou que mantém inalteradas as datas de inscrição (começam nesta segunda-feira, 5 de outubro) e de provas. Mas a Nota de Conhecimentos Gerais do Enem precisa sair até o dia 8 de dezembro, caso contrário, não a considerará . Confira a matéria incial .

NOTA (7/10): Depois que o MEC anunciou os dias das novas provas do Enem 2009 (5 e 6/10), pedindo à UFJF para adiar sua primeira fase [que coincide com as datas, pois vai ser em 6 de dezembro], a Universidade vai convocar o Conselho Setorial de Graduação (Congrad) para deliberar sobre a mudança. Veja a matéria.

NOTA (15/10): Após a reunião do Congrad, a UFJF decidiu mudas as datas das provas, tanto da primeira quanto da segunda etapas. E os estudantes vão fazer as duas etapas na mesma cidade. (Leia a matéria)

– A UFTM informou que mantém sua programação do Vestibular 2010 . Completa: “E conforme previsto no Edital (5.5), caso o Ministério da Educação/INEP não disponibilize as notas do Enem até 11 de dezembro, será considerada apenas a nota obtida pelo candidato na prova de Conhecimentos Gerais.”

– A UFV prorrogou as inscrições até o dia 28 de outubro. Veja a Matéria . NOTA (27/10): A UFV informou que: “A incerteza em relação ao novo cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode inviabilizar a sua utilização na composição da nota final do Vestibular da UFV. Como enfatiza o diretor de Vestibular e Exames da UFV, Orlando Pinheiro da Fonseca Rodrigues, caso o resultado do Enem não esteja disponível na UFV, no mais tardar até o dia 22 de janeiro de 2010, sua utilização estará comprometida, já que o edital determina a divulgação do resultado do Vestibular da UFV para 31 de janeiro de 2010. Portanto, de acordo com o edital, poderão ser aproveitadas apenas as notas obtidas no Vestibular da UFV.

O início do semestre letivo de 2010 está vinculado a essa programação. Deve-se destacar que a nota do estudante no Vestibular da UFV não depende dos resultados do Enem, portanto não haverá prejuízos para o candidato inscrito no Vestibular da Federal de Viçosa.”

Unifal-MG: Não haverá nenhuma mudança no sistema de ingresso na universidade. O adiamento da prova não modificará em nada o sistema já adotado pela instituição de oferecer as vagas pelo Enem. Serão mantidos os locais de provas. Os vestibulares de outras universidades poderão sofrer mudanças, visando não atrapalhar o Exame. , a aplicação da segunda e terceira etapas do seu 1º vestibular 2010 serão realizadas nas datas já previstas no edital: 20 de dezembro.

UFOP: A Universidade Federal de Ouro Preto informa que mesmo com o adiamento das provas do Enem, a aplicação da segunda e terceira etapas do seu 1º vestibular 2010 serão realizadas nas datas já previstas no edital: 20 de dezembro. Utilizará a Prova de Conhecimentos Gerais do Enem como primeira etapa de seu Processo Seletivo. A nota será utilizada para a classificação dos candidatos na primeira fase.

Nota (9/10): A UFOP informou que “Devido à alteração das datas de aplicação e resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado como primeira etapa neste processo seletivo, todos os candidatos inscritos para o 1° Vestibular de 2010 deverão realizar as provas da segunda etapa, que acontece em 20 de dezembro.

– Nota da UFSJ: “A Universidade Federal de São João del-Rei manterá todas as datas pré-definidas no edital do seu processo seletivo. Os candidatos podem ficar tranquilos que a instituição trabalhará incessantemente para reduzir ao máximo os efeitos do adiamento do Exame, evitando prejuízos aos vestibulandos”, afirma o reitor Helvécio Luiz Reis.

Seguindo o calendário do Processo Seletivo 2010, as inscrições começaram ontem (1º/10) e vão até o dia 19, para o vestibular para os cursos com entrada no primeiro semestre. São 2.065 vagas, em 42 cursos presenciais, além do curso de Administração Pública a distância. Veja a Agenda da UFSJ.

– Nota da UFLA: “Tendo em vista o adiamento das provas do Enem/2009 pelo Ministério da Educação, a Copese/UFLA tranquiliza os candidatos da Terceira Etapa do PAS e reafirma que a nota do Enem/2009 será empregada para composição da nota final para ingresso aos cursos de graduação da UFLA, por meio do PAS. Esse lamentável acontecimento não influencia a rotina das inscrições dos candidatos; portanto, as inscrições deverão ser realizadas normalmente. “

– O CEFET-MG, O Centro decidiu mudar a data das provas do Ensino Superior, porque estava coincidindo com as do Enem 2009. Também decidiu que não usará a nota do Exame. A data para as provas do ensino técnico não serão modificadas (Nota de 14/10 Veja a Matéria)

– A UFU adiantou ao MEC que mudará suas datas, mas ainda está em estudos e não informou quais serão elas.

– A UEMG, a pedido do MEC, adiantou seu Vestibular geral. Ele seria no dia 6 de dezembro, agora será no dia 28 de novembro.

– A PUC Minas não vai mais utilizar o Enem 2009 para ingresso em 2010. Os interessados em ingressar pela nota do Exame, devem utilizar as dos anos anteiores (2006, 2007 e 2008).

 Confira como as Universidades públicas mineiras previram usar o Novo Enem (lista oficial do Inep):

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Em fase de decisão para o processo seletivo de 2011.

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional. Utilizará o Enem para as vagas remanescentes.

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Utilizará o Novo Enem de 2009 como parte da nota (50%) da prova de conhecimentos gerais e para o preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) – Adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – A partir de 2009 utilizará o ENEM como primeira fase do vestibular. A segunda fase será realizada por processo seletivo próprio.

Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) – No Processo Seletivo 2010 a nota das provas de múltipla escolha do Exame Nacional do Ensino Médio substituirá o resultado da Prova de Conhecimentos Gerais da UFSJ, prevalecendo a maior delas, caso o candidato faça os dois exames e autorize o uso do resultado do somatório das duas notas no ato da inscrição. A prova de redação do Enem não será utilizada para fins de composição da nota do processo seletivo normal.
Em relação às entradas, a UFSJ reservará 10% das vagas de cada curso para o Sistema de Seleção Unificado do MEC, no qual o candidato, de posse do resultado final do Enem, concorre a uma das vagas disponibilizadas pela instituição no bolsão de oportunidades do MEC (Por: Assessoria de Comunicação da UFSJ).

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – O Enem será utilizado como fase única, já em 2009, para preencher 50% das vagas do processo seletivo e para as vagas remanescentes. A outra metade será preenchida por meio do vestibular seriado (nesta modalidade, a  3ª etapa do vestibular seriado é a nota do Enem).

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Adotará Enem como 1ª fase em 2010.

 Universidade Federal de Viçosa (UFV) – A partir de 2009, o Enem comporá 50% da nota final do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.

– Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Utilização do Novo Enem como fase única para 4 cursos do campus de Itajubá e para todos os cursos do campus de Itabira. Para os demais cursos do campus de Itajubá, o Novo Enem será utilizado como primeira fase.

– Universidade Federal de Lavras (UFLA) – O Enem será utilizado como fase única. A instituição também manterá o processo seriado de ingresso, em que a nota do Enem compõe a 3ª fase, além de utilizar o exame para as vagas remanescentes.

 

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário