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Ibmec-Veris: Grupo Educacional

 

Quase três décadas após ter lançado, no Rio de Janeiro, o primeiro MBA em Finanças do Brasil, a equipe do Ibmec anuncia o surgimento do Grupo Ibmec Educacional. Graças às suas credenciais, o Grupo já se posiciona como uma das mais fortes instituições de seu setor no Brasil, assim como uma das mais reconhecidas pelo compromisso com a formação.

A atuação do Grupo Ibmec Educacional se dará por meio de duas instituições: Ibmec e Veris Faculdades. O Ibmec tem unidades no Rio de Janeiro, cuja origem remonta os anos 70, Minas Gerais, fundada em 1991, e Distrito Federal, inaugurada em 2008. Já as Veris Faculdades englobam a Faculdade IBTA, criada em 2001, Metrocamp, Uirapuru e Imapes, escolas adquiridas nos últimos dois anos, todas com atuação em São Paulo. Em um primeiro momento, a marca Veris Faculdades será veiculada em conjunto com as atuais marcas das instituições. Futuramente substituirá todas as denominações.

“Trata-se de uma evolução da nossa arquitetura de marcas, por meio da qual reunimos todas as nossas escolas sob o guarda-chuva do Grupo Ibmec Educacional”, explica Eduardo Wurzmann, diretor presidente da instituição. “Em quase trinta anos de atuação, por meio do Ibmec e das escolas que compõem as Veris Faculdades, conquistamos credibilidade, ganhamos força e expandimos nosso projeto educacional tanto em território quanto em conteúdo. O passo natural era consolidar as marcas de modo a explicitar a coesão de práticas e valores das escolas, assim como nossa abrangência”, completa.

A nova estratégia de marca está refletida na proposta de valor do Grupo Ibmec Educacional “Essa mudança é carregada de significados. Ela simboliza a concretização de um extenso projeto de estratégia de marca, destinado a traduzir com clareza os atributos singulares de todas as nossas escolas”, explica Renata Fontana, gerente de Marketing do Grupo e responsável pelo projeto. “Ela torna mais explícitos os fundamentos específicos do Ibmec, caracterizado pelo rigor e excelência acadêmica e pela abordagem plural, na formação de líderes, e das Veris Faculdades, reconhecidas por tornar realidade oportunidades de evolução para quem deseja aportar conhecimento e cultura à sua carreira e vida”, completa.

As novas marcas estão sndo oficialmente apresentadas ao mercado agora em maio, quando materiais como cartões, folhetos e sinalização dos edifícios das escolas terão a identidade visual renovada. O processo de transição será realizado em etapas, com previsão de finalização em janeiro de 2011. “Iniciamos a fase de disseminação da mudança de marca em todas as instituições do Grupo, deixando claro que cada professor e colaborador é uma peça-chave nesse processo, por sua experiência e pela intensidade de relacionamentos que estabelece”, explica Renata. “Isso é absolutamente essencial e exigiu a adoção de estratégias específicas para promovermos a troca de idéias sobre o assunto, como encontros e a criação de um blog para a comunicação do projeto”.

A conceituação da arquitetura de marcas do Grupo Ibmec Educacional foi iniciada há cerca de um ano e envolveu dirigentes, professores, colaboradores, parceiros, alunos e ex-alunos das instituições. Sua coordenação coube à FutureBrand, consultoria multinacional especializada em branding, que trabalhou em parceria com o Marketing do Grupo. Hélio Mariz de Carvalho, sócio-diretor da FutureBrand, explica que a convivência das marcas gerará valor reciprocamente. “Este foi um importante desafio para a consultoria: como construir uma proposta de valor sólida e relevante para que Veris Faculdades adicionem valor para ao Ibmec e vice-versa”.

O projeto abrangeu também a identidade visual das marcas. No caso do Grupo, buscou-se traduzir aspectos como tradição, confiança e solidez, explica Carvalho. O efeito transformador e o compromisso com a formação de futuros líderes empresariais foram trabalhados no universo visual do Ibmec. Para a logomarca das Veris Faculdades, foram selecionadas cores e formas que remetessem à abertura de caminhos e evolução, temas percebidos como essenciais à marca.

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