Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Grande Sertão

O Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) abre nesta quinta-feira (25/02, às 20h), a exposição “No longe dos Gerais”. Trata-se de uma série de ilustrações e desenhos de autoria do escritor e ilustrador mineiro Nelson Cruz, confeccionadas para ilustrar o seu livro, que leva o mesmo nome da exposição. A exposição pode ser vista até o dia 14 de março (das 8 às 20h ) o Centro Cultural fica no Largo do Carmo, 17, em São João del-Rei.

Na obra de ficção, Nelson Cruz criou o personagem Nilson, um menino tropeiro que segue a caravana pelo “Grande Sertão” de Guimarães Rosa. Segundo o autor de “No Longe dos Gerais”, a motivação para fazer a viagem de 240 quilômetros, entre Araçuaí e Três Marias, foi tentar entender o processo criativo de Rosa ao escrever um dos mais significativos livros da literatura brasileira.

A mostra esteve em cartaz no Museu Regional em 2006, durante o “19º Inverno Cultural”, que homenageou os 50 anos da primeira edição de “Grande Sertão:Veredas”. Desta vez, a mostra vem acrescida de fotos clicadas por Guimarães Rosa e por um mapa do caminho percorrido, confeccionado por Miguel Pacheco.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário