Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Gabarito da UFMG

Confira o Gabarito aqui no Minas Vestibular:

Caderno 1

Caderno 2

Caderno 3

Caderno 4

Leia mais sobre o Vestibular 2009 da UFMG.

Para mais informações, veja a Agenda da UFMG 2009.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa no final desta tarde, a professora Vera Resende, coordenadora Geral da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG, informou que 7.689 não comparecem às provas, sendo desclassificados do concurso. Mais de 64 mil candidatos estavam inscritos para fazer as provas na tarde deste domingo, 7 de dezembro, na 1ª Etapa do Vestibular 2009.

O número de ausentes, 7.689, ou 12,16% dos 64 mil inscritos, é o maior dos últimos cinco anos. Não houve diferenças significativas entre o percentual de desistentes no interior e na capital. Segundo Vera Resende, o maior índice de ausência poderia ser explicado pelo fato de o Vestibular ocorrer na véspera de um feriado. “Alguns candidatos que não se julgavam preparados podem ter aproveitado para viajar”, explica ela.

As provas tiveram início às 14h37. O atraso de 37 minutos foi considerado normal pela Coordenadora. Ela explicou que o fato ocorreu devido ao prazo de tolerância de 15 minutos definido pela Copeve. A decisão de adiar o fechamento dos portões deve-se, entre outros motivos, ao fato de a linha 5102 não ter entrado no Campus. A situação contrariou acordo entre a UFMG, a BHTrans e a empresa que opera a linha, sendo esta última passível de punição. Mesmo com o problema, Vera Resende acredita que não houve maiores prejuízos. “Funcionários do Vestibular circularam pelo campus Pampulha para ver se havia algum candidato atrasado por causa da linha de ônibus 5102”, relata Vera Resende.

O período de sigilo, que compreende o início da prova até o momento em que se permite a saída dos primeiros estudantes, foi estendido para além do prazo mínimo de duas horas. O motivo foi uma alteração na dinâmica do Vestibular deste ano, que priorizou o atendimento aos locais de prova onde havia mais candidatos. Por essa razão, a distribuição das provas foi mais lenta e, conseqüentemente, a identificação dos candidatos através da coleta de assinatura e impressão digital também levou mais tempo.

Apesar dos atrasos, Vera Resende considerou a 1ª Etapa do Vestibular 2009 mais tranqüila do que no ano passado. Segundo ela, as medidas de trânsito adotadas no campus Pampulha, onde cerca de dez mil dos candidatos da capital fizeram as provas, foram suficientes para amenizar o tráfego. Ela relatou também que, até o momento, apenas seis eliminações foram identificadas pela Copeve, todas em Belo Horizonte. O motivo foi o porte de aparelhos eletrônicos.

Segundo dados da Copeve, a projeção de custos deste Vestibular é de R$6,5 milhões. O gabarito estará disponível no site da UFMG por volta de 22h. Também será possível obtê-lo através de serviço de celular no endereço wap.ufmg.br. O resultado da 1ª Etapa deverá ser divulgado até o dia 19 de dezembro. Para a 2ª Etapa, que a contece de 5 a 8 de janeiro de 2009, a novidade será a realização das provas no período da tarde.

Mais informações sobre o Vestibular 2009 da UFMG na nossa Agenda.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário