Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

França-Brasil na internet

 

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo lançou no dia 24 a versão eletrônica do Banco de Dados França-Brasil “Mario Carelli” (BFB).

Agora podendo ser consultado pela internet, o BFB é um banco bibliográfico bilíngue sobre as relações culturais e científicas entre os dois países, com referências desde o século 16. Foi criado em 1987 na Casa das Ciências do Homem (MSH, da sigla em francês), por Mario Carelli, um dos maiores especialistas nas relações culturais França-Brasil.

A iniciativa teve o patrocínio dos ministérios do exterior francês e brasileiro e auxílio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Em 1988, a partir de um acordo de cooperação entre a MSH o IEA, o banco de dados foi instalado no Brasil. Para acolher e implementar o BFB, a reitoria da USP oficializou a criação do Núcleo de Pesquisa Brasil-França (Nupebraf), coordenado por Leyla Perrone-Moisés, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Mais informações no site do IEA.

 

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário